Cota única I do IPTU será digital

Guia estará disponível nos próximos dias, no site da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Finanças informa mudanças no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. A Cota única I de pagamento, que proporciona descontos de até 20%, será disponibilizada exclusivamente pela internet, sem a emissão de carnês.

O secretário da pasta, Dorlei Maffi, explica que a alteração proporciona mais agilidade para os proprietários de imóveis que quiserem efetuar o abatimento da cota única e reduzir o valor a ser pago. “Nos próximos dias, a população poderá adquirir a sua guia pelo site da Prefeitura e pagá-la com antecedência, não precisando se deslocar”, enfatiza.

Prazos

Com o pagamento da cota única I, que terá vencimento em 04 de janeiro, os proprietários de imóveis comerciais, indústrias e de prestação de serviço, dependendo da situação de cada imóvel, podem receber um desconto de até 20% do imposto.

Já na modalidade cota única II, será possível obter desconto de até 7%, com prazo de até 15 de março para o pagamento. Quem optar por essa cota não terá a guia digital.

Para os contribuintes que precisarem parcelar o imposto, os carnês serão disponibilizados no mês março. As guias serão encaminhadas pelo Município aos endereços.

O que será embutido no IPTU

A Secretaria Municipal de Finanças também reitera que, devido à mudança na legislação, a taxa de coleta de lixo passará a ser incluída no IPTU. Desde janeiro, ela não está mais sendo tarifada na conta de energia elétrica.

Conforme estabelecido em decreto, o valor do serviço será discriminado, identificado e cobrado junto com o carnê ou boleto emitido para cobrança do imposto, passando os tributos a serem arrecadados de maneira conjunta.

Atualizado em 17 de novembro de 2021.