Prefeitura realiza prestação de contas de 2019

O Município encerrou o ano com uma arrecadação de R$ 644 milhões

A Prefeitura de Passo Fundo realizou, na tarde desta sexta-feira (21), a audiência pública para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2019. A apresentação foi feita no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

A arrecadação municipal tem três fontes principais: Estado, União e do próprio Município. As receitas próprias são obtidas a partir do pagamento de impostos como Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

De acordo com o secretário de Finanças, Dorlei Maffi, a arrecadação atingiu R$ 644 milhões. Em relação às despesas, enquanto a previsão era de R$ 583 milhões, o gasto liquidado fechou em R$ 524 milhões. A despesa com pessoal representou 47,68% da receita corrente líquida, mas deverá sofrer ajuste do Tribunal de Contas do Estado, como tem ocorrido nos últimos anos, em aproximadamente 4%.

Ainda segundo Maffi, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representa parcela importante na arrecadação municipal, teve uma variação nominal positiva de 5,13%.

Atualizado em 21 de fevereiro de 2020.