Prestação de contas do terceiro quadrimestre 2018

A Prefeitura de Passo Fundo realizou na tarde dessa quinta-feira (28) a audiência pública para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2018, no Plenarinho da Câmara de Vereadores. A arrecadação do município tem três fontes principais: Estado, União e as receitas próprias, obtidas através do pagamento de impostos como IPTU, ISS e ITBI.

De acordo com o secretário substituto de Finanças, Jorge Mattos, as receitas próprias do município previstas até o terceiro quadrimestre de 2018 eram de R$ 622 milhões e a arrecadação atingiu R$ 595 milhões.

Em relação às despesas, a previsão era de R$ 554 milhões até o terceiro quadrimestre, enquanto o gasto liquidado fechou em R$ 490 milhões. A despesa com pessoal representou 46,58% da receita, mas deverá sofrer ajuste do Tribunal de Contas do Estado, como tem ocorrido nos últimos anos, em aproximadamente 4,5%.

Ainda segundo Mattos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representa parcela importante na arrecadação municipal, teve uma variação nominal positiva de 6,87%. Com relação ao IPTU, o aumento nominal foi de 12,94% em relação ao mesmo período de 2017, e o ISS, de 11,15%. Em relação ao ICMS houve um crescimento de 4,38% em relação mesmo período do 2017. Já o IPVA teve um acréscimo de 20,48% em relação ao mesmo período do ano passado.

Atualizado em 28 de fevereiro de 2019.