Lombadas:Prazo de 30 dias para testes inicia segunda-feira

A partir de segunda-feira, dia 27, inicia o período oficial de 30 dias de testes de parte da nova sinalização implantada em Passo Fundo. Segundo o secretário de Transportes, Mobilidade Urbana e Segurança, Adelar Aguiar, isso significa que a partir de 28 de maio, as multas para quem não obedecer a nova sistemática, vão ser aplicadas.

A partir de segunda-feira, dia 27,  inicia o período oficial de 30 dias de testes de parte da nova sinalização implantada em Passo Fundo. Segundo o secretário de Transportes, Mobilidade Urbana e Segurança, Adelar Aguiar, isso significa que a partir de 28 de maio, as multas para quem não obedecer a nova sistemática, vão ser aplicadas.

Inicialmente serão testados quatro pontos de lombadas eletrônicas da Avenida Brasil, localizadas em frente à escola Fagundes dos Reis, em frente ao Instituto Educacional, em frente ao Posto Ipiranga da avenida com rua Livramento e em frente à  Concessionária Renault. Nessa etapa, ao total são 16 lombadas, visto que em cada ponto há quatro equipamentos, sendo dois no sentido de quem  vai  e dois para quem vem, explicou Aguiar.

Quem ultrapassar a velocidade permitida vai ser punido, explicou o secretário, lembrando que em frente aos colégios, postos de saúde e unidades militares, a velocidade máxima é de 40 KM, enquanto que nos demais pontos é de 50 KM. O projeto total prevê a instalação de 66 lombadas, que serão ativadas aos poucos.

SEMÁFOROS

Os novos semáforos de Passo Fundo ainda estão em fase de ajuste e não há, até o momento, previsão de quando iniciarão os testes. Quando entrarem em funcionamento, eles irão aplicar multas em quem passar com excesso de velocidade, parar em faixa de pedestre e ultrapassar o semáforo com sinal vermelho.

O controle da sinalização está sendo feito pela empresa Kopp, vencedora da licitação pública para esse serviço, sendo que os equipamentos serão certificados pelo Inmetro.  A Kopp  receberá um valor por cada imagem de multa gerada, mas somente quando o infrator pagar. Se houver recurso e o motorista vencer, a empresa não ganha nada, esclareceu o secretário de Mobilidade Urbana. O município e o Detran  também ficam com percentuais da arrecadação.

Adelar Aguiar informou que uma campanha de conscientização de pedestres e motoristas deverá ser lançada pela prefeitura nos próximos dias, “ para torná-los mais conscientes, já que o objetivo é ter um município com trânsito seguro";.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 23 de abril de 2009.