Programa ganhou reforço com micro-ônibus para facilitar o deslocamento das equipes. Além disso, deverá ter ampliado o número de colaboradores a fim de expandir os serviços

O programa Mutirão da Limpeza nos Bairros, da Prefeitura de Passo Fundo, ampliou a capacidade de manutenção de serviços gerais na cidade, principalmente, nos bairros do município. Lançada em 2021, a ação vem recebendo esforços da Administração Municipal para garantir mais segurança, identificação e condições de trabalho às pessoas que atuam nas atividades. Recentemente, as equipes, que já haviam recebido uniformes, passaram a contar com um micro-ônibus, que facilitou o deslocamento para as diversas regiões.
Conforme o prefeito Pedro Almeida, a gestão tem reforçado o programa com a aquisição de ferramentas para o trabalho, além de ampliar o número de colaboradores. O resultado disso tem sido o aumento do número de localidades atendidas pelo Mutirão. “Entregamos um veículo próprio e os uniformes com identificação do programa. Além disso, estamos buscando, pelo programa Café com Emprego, a expansão das equipes, oportunizando mais pessoas”, afirma.
De acordo com o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello, ao longo deste ano, foram atendidos 207 pontos da cidade, somando mais de 307 quadras em 50 bairros. “O Mutirão de Limpeza é uma importante alternativa para mantermos a cidade limpa. As equipes seguem um cronograma para serviços como capina, varredura de ruas, roçada e recolhimento de resíduos”, enfatiza.
Além de promover a manutenção da cidade, o mutirão tem um objetivo social. Isso porque é composto por pessoas inseridas no Programa Apoiar e Comprometer (PAC) da Assistência Social, que dá suporte para famílias de baixa renda com a perspectiva do desenvolvimento de atividades profissionais e cursos de qualificação.
Para o prefeito, a iniciativa estimula as pessoas que estão no programa a ingressarem ou retornarem ao mercado de trabalho formal. “Isso tem acontecido, o que nos deixa muito felizes. Muitas já estão emancipadas e conquistaram empregos com carteira assinada”, declara.
Falando em oportunidades, a Gabriela Oliveira, que passou pelo PAC, aproveitou mais uma ação da Prefeitura para se capacitar para o mercado de trabalho. Ela realizou o curso de recepcionista de forma gratuita na Escola das Profissões e hoje é uma das 800 pessoas que concluíram o processo de profissionalização por meio do programa. "Eu soube dos cursos por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Fui correndo, sem pensar duas vezes. São cursos maravilhosos e oportunidades únicas. Meu objetivo é crescer e, por isso, quero ter qualificação", enfatizou.
Foto: Michel Sanderi