Até 2024, mais da metade da iluminação pública de Passo Fundo deverá ser em LED

Prefeitura trabalha no programa de Modernização da Iluminação Pública com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por dispositivos em LED. Muitos bairros da cidade já contam com as novas luminárias

A Prefeitura avança no Programa de Modernização da Iluminação Pública, implementado para acelerar a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por dispositivos de LED. Oito regiões já possuem toda a iluminação com os novos dispositivos. A previsão é que, até 2024, mais de 50% do município tenha LED.

De acordo com o prefeito Pedro Almeida, a troca, além trazer mais segurança para a população, gera economia ao Município com menor consumo de energia e maior durabilidade das lâmpadas. “A utilização das lâmpadas em LED na iluminação pública está relacionada com uma série de vantagens para o Município e a comunidade. A partir do programa, ampliamos a eficiência energética e promovemos a visibilidade dos bairros durante a noite. Muitas regiões já estão sentindo esses efeitos positivos”, afirma.

A primeira fase do programa irá até agosto deste ano e já conta com 1,2 mil novos dispositivos instalados, tendo como meta a implementação de 3 mil. A substituição foi concluída nas regiões dos bairros Secchi, Xangri-lá, Ipiranga, Jardim América, Santa Maria II e Coronel Massot e também na Rua Frei Caneca e no entorno do Hospital Municipal. Ainda, em 50% do Bairro São José, que terá a outra metade incluída na segunda fase do programa.

A instalação foi iniciada e segue acontecendo na Rua General Osório, Avenida João Catapan, Rua Princesa Isabel, Bairro Ipiranga, Bairro Secchi, Vila Popular, entre outros locais. Nesta semana, a começará no Bairro Ricci.

Em paralelo, a Prefeitura segue fazendo a qualificação da iluminação pública da cidade de acordo com as obras realizadas, como as ciclovias da Avenida Rui Barbosa e da Avenida Brasil, nos bairros Petrópolis e Boqueirão, e a praça do Largo da Literatura, que somam mais de 420 luminárias em LED. Outros exemplos são as avenidas Presidente Vargas, Scarpellini Ghezzi e Araucária, a revitalização em andamento.

Conforme o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre Mello, Passo Fundo possui 21 mil pontos de iluminação pública. “A segunda etapa do programa já está em licitação e deverá abranger 8 mil pontos. Se tudo ocorrer dentro do nosso cronograma, pretendemos ter, ainda no próximo ano, mais da metade da iluminação do município com essa tecnologia”, enfatiza.

O secretário pontua que a definição dos bairros contemplados é estratégica. “Definimos, em conjunto com o prefeito e a Secretaria de Planejamento, tendo como um dos principais critérios beneficiar, primeiramente, as regiões mais afastadas e que permitiam a instalação de LED em sua totalidade”, considera.