Prefeitura segue trabalhando na manutenção da cidade e atendimento à população após as chuvas

As equipes da Prefeitura, que seguem realizando as ações permanentes de manutenção, trabalharam em outras frentes, como a remoção de galhos e árvores caídas, a desobstrução de bocas de lobo com o recolhimento de resíduos e a sucção de água pluvial, a fim de evitar inundações

A manutenção e a limpeza da cidade foram intensificadas em decorrência dos danos provocados pelo elevado volume de chuva registrado no estado nos últimos dias. As equipes da Prefeitura, que seguem realizando as ações permanentes de manutenção, trabalharam em outras frentes, como a remoção de galhos e árvores caídas, a desobstrução de bocas de lobo com o recolhimento de resíduos e a sucção de água pluvial, a fim de evitar inundações.

Conforme o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello, um trabalho preventivo foi realizado com a previsão de precipitação, o que assegurou que houvesse poucas intercorrências no município. “Nós tínhamos essa previsão de grande volume de chuvas. Por isso, realizamos ações preventivas e intensivas para permitir que a chuva fosse melhor drenada até a rede de escoamento, sobretudo, em regiões mais baixas da cidade”, destacou.

Além disso, uma escala foi organizada para atender, inclusive, durante a madrugada situações que demandassem intervenções. “Nossas equipes circularam pela cidade revisando as bocas de lobo e acompanhando o volume de água e ficaram de prontidão para atender a população. Com auxílio do caminhão de esgotamento de sumidouros, realizamos a sucção da água da chuva em locais que apresentavam risco de inundações”, pontuou Alexandre.

As equipes de serviços gerais e o Mutirão de Limpeza nos Bairros seguem fazendo a manutenção da cidade, recolhendo resíduos e galhos. Este trabalho é concentrado em locais com bastante arborização, como a ciclovia e o caminhódromo.

Atendimento à população

A Defesa Civil monitorou as áreas de risco desde o início do período chuvoso com plantões durante 24 horas. Equipes estiveram em locais onde havia a necessidade de intervenções, realizando isolamento de vias, desobstrução de bocas de lobo, abertura de valas e distribuição de lonas. De acordo com o órgão, em Passo Fundo, não foram registrados grandes danos e as demandas verificadas foram prontamente solucionadas.

Diversas secretarias municipais estiveram e permanecem à disposição para atender a população. A Assistência Social conta com a abordagem social 24 horas, busca ativa e acolhimento na Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá, fazendo também a doação de alimentos, roupas e cobertores.

As secretarias de Obras e Serviços Gerais efetuam intervenções, manutenção e limpeza. A Habitação presta apoio às pessoas que tiveram residências prejudicadas e distribui materiais como lonas, telhas e madeiras.

Além disso, um grupo de trabalho opera na criação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Este documento, que deverá ser apresentado em 120 dias, vai mapear os riscos e funcionar como um planejamento de resposta, definindo procedimentos, ações e decisões que serão tomadas em casos de eventos extremos.