Violência – Administração Municipal busca parceria com a BM

Violência – Administração Municipal busca parceria com a BM

Preocupada com a crescente violência, principalmente em logradouros públicos de Passo Fundo, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos (SMSU), manteve audiência com o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Planalto. Na reunião, que aconteceu no início desta semana, o titular da SMSU, secretário José Eurides de Moraes (PSB), buscou a parceria da Brigada Militar (BM), junto ao comandante do CRPO-Planalto, Cel. Waldir João Reis Cerutti, com quem discutiu possíveis providências visando diminuir a violência em alguns pontos do Município, principalmente nas áreas ocupadas pela população para o lazer.

“Um dos pontos críticos é a Gare da Viação Férrea. O comandante do CRPO já está estudando maneiras de tirar de circulação os maus elementos que vêm ocupando o local de forma indevida. E uma destas providências será colocar efetivo no local, com presença ininterrupta, e a possível transferência da Unidade, que hoje ocupa prédio da Gare na avenida 7 de setembro, para o interior da área”, destaca Moraes.

Ainda na Gare, há a promessa do comandante do CRPO-Planalto de que o pessoal do Pelotão Hipo (à cavalo), estará mais presente no local nos mais diferentes horários do dia e da noite.

Outros pontos críticos foram apontados pelo secretário municipal, como, por exemplo, as praças Tochetto, Marechal Floriano e Tamandaré, além do local conhecido como “Sétimo Céu”, no Bairro Petrópolis.

“Na praça Tamandaré buscaremos a parceria do Hospital São Vicente de Paulo, para a construção de um abrigo, ou guarita, para abrigar os policiais e a viatura. Se houver esta parceria, e já estamos fazendo contato com a direção do hospital neste sentido, logo teremos ali efetivo e viatura trabalhando para a segurança do cidadão passo-fundense e dos visitantes. Temos até o local para instalar este abrigo, que é na rua Uruguai, esquina com a rua Teixeira Soares”, enfatiza o titular da SMSU.

Para que haja a presença do efetivo da BM, em todos os locais citados pelo secretário, salvo a praça Marechal Floriano (que já possui guarita da BM), considerados críticos pela Administração Municipal, a providência da instalação de abrigos, pelo menos para as viaturas, se faz necessária. Na praça Marechal Floriano o comando da BM orientará para que os policiais que ocupam a guarita, ali existente, se desloquem com mais freqüência para o interior da praça.

“Se conseguirmos a instalação destes abrigos, acredito que até o fim de março todos estes pontos contarão com a presença, constante, do efetivo da Brigada Militar, providência a qual o comandante do CRPO afirmou tomar assim que os locais apresentarem condições para o desenvolvimento do trabalho dos policiais”, finalizou Moraes.

Em função das dificuldades financeiras por que passa o Município, o secretário salientou que, para a instalação de estrutura condizente para a presença, e conseqüente trabalho dos policiais civis, serão feitos contatos com a iniciativa privada, para a busca de uma parceria que viabilize a concretização do projeto.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 16 de fevereiro de 2005.