Trânsito receberá melhorias gradativas, diz prefeito

Trânsito receberá melhorias gradativas, diz prefeito

O trânsito de Passo Fundo enfrenta as dificuldades comuns às cidades de médio porte, que precisam lidar com um aumento progressivo de sua frota de veículos.   Conforme dados do Detran, a frota,  que em 2007 era de 69 mil, hoje, chega a  77 mil veículos, circulando pelas ruas da cidade. Se todos os veículos emplacados em Passo Fundo estivessem trafegando, chegaria a um número de 97 mil veículos. E para reorganizar o trânsito, é preciso que se faça intervenções importantes nas ruas da cidade, e isto, conforme o prefeito Airton Dipp, está previsto no projeto para o trânsito de Passo Fundo, elaborado em parceria pelos técnicos da prefeitura e consultorias externas como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.  “Estamos com o projeto pronto, porém dependemos de dinheiro externo para colocar as ações em prática. Já estamos em tratativas finais com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para a liberação do financiamento de 15 milhões de dólares”, destaca Dipp.

Nos últimos meses, o trânsito da cidade recebeu apenas intervenções para troca de equipamentos, que conforme os técnicos do município, estavam defasados e apresentando problemas. Há pelo menos 20 anos não havia troca de equipamentos como sinaleiras na cidade, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Transportes e Segurança, Adelar Aguiar. Foram trocadas algumas sinaleiras e as lombadas físicas, que ainda serão retiradas, substituídas por lombadas eletrônicas. “ Estamos modernizando nosso sistema semafórico e isto será integrado ao projeto do BID, posteriormente. Usar lombadas físicas é um atraso para uma cidade como a nossa”, disse o prefeito.

Os novos sinalizadores e controladores de tráfego ainda precisam passar por ajustes. O funcionamento dos equipamentos é constantemente monitorado pelos técnicos da empresa que venceu a licitação para instalar e dar manutenção, e pelos técnicos do município. A velocidade das vias e em frente às escolas está sendo monitorada, em período de testes, pelos controladores instalados nas sinaleiras e nas lombadas eletrônicas e atende as regras do Código Brasileiro de Trânsito. Embora a população tenha se manifestado preocupada em relação às diferentes velocidades adotadas em uma mesma via, vale lembrar que o CBT prevê redução de velocidade em frente à escolas, bem como a velocidade máxima nas vias primárias, secundárias e assim sucessivamente.

O prefeito Dipp explica ainda, que a adoção de velocidade de 50 km/h em alguns pontos da avenida Brasil, especialmente, se deve à necessidade de facilitar a travessia da avenida pelos veículos que circulam nas vias secundárias. “A velocidade máxima na avenida Brasil, bem como na Presidente Vargas, é de 60 km/h. Isso está na legislação. Quem passar acima da velocidade, comete uma infração e tem que ser responsabilizado”, reforça o prefeito. “Prefiro multar do que perder uma vida aqui no município”, disse, lembrando ainda que uma campanha educativa para o trânsito está sendo veiculada na imprensa local, para lembrar os motoristas sobre as regras de circulação.


Mudanças necessárias

O projeto para o trânsito de Passo Fundo consiste basicamente na qualificação das vias da cidade, de forma a constituir um anel viário que facilite o acesso aos diversos bairros. O anel viário deverá desafogar o trânsito na região central. Também estão previstos os binários, que são ruas secundárias,  alternativas às avenidas Brasil e Presidente Vargas. Investimentos em sinalização, pavimentação, entre outros, deverão ser feitos com a verba do BID.

Entre as mudanças que deverão ser feitas no trânsito da cidade estão a retirada de estacionamentos de veículos em algumas vias de grande fluxo, como a rua Morom, entre a Fagundes dos Reis e a Coronel Chicuta, o fechamento de alguns acessos à avenida Brasil.

Um dos gargalos do trânsito, o cruzamento da avenida Brasil com a Coronel Chicuta poderá ter acesso à esquerda na avenida, para quem desce a Chicuta, somente para coletivos urbanos. Os carros de passeio e outros deverão seguir reto e fazer retorno em uma via secundária para acessar a avenida Brasil. “O Trânsito de nossa cidade irá melhorar com esse projeto e estamos dispostos, é claro, sempre com o bom senso, de  buscar alternativas que vão funcionar no trânsito de Passo Fundo”, completou.

Outras mudanças que também deverão ser efetivadas para melhorar a fluidez do trânsito da cidade estão ligadas aos horários de carga e descarga para o comércio local. Segundo o prefeito Dipp, Passo Fundo é uma das poucas cidades que têm carga e descarga permitidas em horário comercial. “Isso precisa mudar”, disse o prefeito. Segundo Dipp, por Passo Fundo ser um pólo regional, que gera emprego, renda e presta serviços para muitos municípios, é preciso pensar e avaliar cada ação com muito critério, referindo-se também a circulação dos ônibus intermunicipais que trazem estudantes para as faculdades locais.

“O diagnóstico e o projeto foram feitos. Pela primeira vez PF vai ter acesso a financiamento externo sem intervenção do Estado. Isso é um avanço para o Município. Não vamos resolver o problema do trânsito, mas vamos amenizar. Nem cidades planejadas como Brasília, escapam de problemas no trânsito”, completou.

Conforme o prefeito Airton Dipp, há expectativa de assinar o contrato com o BID no segundo semestre. Uma última missão do banco deverá vir à cidade no mês de junho, para concluir a etapa burocrática da contratação do financiamento na cidade. O projeto para o trânsito de Passo Fundo deverá ser implantado ao longo de 3 anos.

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Atualizado em 26 de maio de 2009.