Em comemoração aos 154 anos de emancipação político administrativa do município de Passo Fundo, aconteceu a entrega da revitalização da praça Capitão Jovino

Em comemoração aos 154 anos de emancipação político administrativa do município de Passo Fundo, aconteceu na manhã desta segunda-feira a entrega da revitalização da praça Capitão Jovino, local onde foi construído o Largo da Literatura Universal. Através da iniciativa da Prefeitura Municipal, via Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, a praça foi amplamente remodelada, com calçadas, luminárias, e inclusive com a instalação de túneis de leitura.
Objetivando consolidar Passo Fundo cada vez mais como Capital Nacional da Literatura, esse é o quinto largo da literatura entregue no município. Ao total foram mais de 330 mil em investimentos na Capitão Jovino, entre contrapartida do Executivo, emenda parlamentar, e doações da comunidade.
O prefeito municipal, Airton Langaro Dipp, destacou a união e participação de todos na entrega dessa obra, que além do esforço do Poder Público, contou com a mobilização dos moradores do bairro Rodrigues e com a emenda parlamentar do atual secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque. “Estamos vivendo um momento especial”, comemorou o Dipp.
O prefeito anunciou ainda, que nos próximos dias ocorre o processo de licitação da revitalização da praça Marechal Floriano, que contemplará também a troca do piso e da iluminação, além das reformas dos banheiros, do munimento da cuia e do chafariz.
Já o secretário Albuquerque, além de também ressaltar o trabalho conjunto, lembrou dos anos que viveu na praça Capitão Jovino em função de ter nascido ali perto, frisando que os largos já são referência em Passo Fundo.
A coordenadora geral das Jornadas literárias, professora Tânia Rosing, destacou que todos os que encontravam-se na cerimônia eram “loucos” pela cultura, pelas artes, e pelos livros. “Essa é uma praça de todos, vamos cuidar dela”, disse ela. O diretor executivo da Associação de Amigos da Santa Terezinha e da faculdade Imed, Eduardo Capellari, contou que aos finais de semana, mais de 500 pessoas aproveitam a praça, que também terá um ponto de leitura e uma academia ao ar livre.
Já a secretária de Transportes e Serviços Gerais, Mariniza dos Santos, falou sobre o compromisso da administração em embelezar e estruturar os espaços públicos e sobre o trabalho coletivo dessa ação.
Nesse sentido, com investimentos do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, além de projetos em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), cinco Largos da Literatura foram entregues à comunidade até o momento. O primeiro deles foi na Praça Armando Sbeghen, marco da Capital Nacional da Literatura; depois vieram o da praça Francisco Antonino Xavier de Oliveira, Largo da Literatura Brasileira; e os dos canteiros Guilherme Luiz Sperry e Abraão Madaloso, respectivamente os Largos da literatura Cômica e Gauchesca; e agora, na Capitão Jovino, o da Literatura Universal.