Fiscalização vai agir com rigor

Fiscalização vai agir com rigor

Fase de tolerância no estacionamento rotativo termina dia 22.

A partir do próximo dia 22 será adotada postura mais rigorosa em relação ao controle e fiscalização dos espaços reservados para o estacionamento rotativo no trânsito da área central. A informação foi transmitida pelo titular da Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos, José Eurides de Moraes, que comentou sobre a evolução nas modificações do novo sistema de fiscalização, depois que a tarefa passou para a secretaria que dirige, com a contratação de monitores em convênio com a SOCREBE, a partir de 22 de abril, que atuaram preventivamente. Os monitores atuam em colaboração com os agentes de trânsito, apontando os condutores de veículos que ultrapassam o horário previsto, uma hora com a tolerância da segunda hora mediante apresentação do cartão de estacionamento.

Após algumas experiências, que informam sobre dificuldades na aceitação das regras do estacionamento rotativo, José Eurides disse que os estudos concluíram pela necessidade de apertar a fiscalização para ao funcionamento do sistema. “Assim sendo, fica a encerrada a fase em que se deu ênfase à orientação, passando-se à fase de plena aplicação da norma”, observou o secretário.

Informa que, a partir do dia 22 próximo, encerra-se a tolerância de uma hora com prorrogação para mais uma hora. O proprietário do veículo terá que apresentar o cartão de pagamento do estacionamento pago, em 15 minutos após estacionar na área delimitada. Desse modo, o monitor fará o primeiro contato para que o motorista tome as providências. Caso não ocorra a regularização no estacionamento, com apresentação do cartão e observância do tempo limita para o estacionamento, será comunicado ao agente de trânsito. Esgotadas as ponderações da autoridade de trânsito, serão tomadas as providências com base na lei do Código de Trânsito (CTB), que prevê: multa de R$ 53,20 e 3 pontos na carteira, ficando ainda sujeito à remoção do veículo.

O novo sistema será melhorado nos próximos dias com abertura de licitação para aquisição do equipamento parquímetro, que substituirá o monitor. Também serão preenchidas vagas de agentes municipais de trânsito, mediante concurso público que permitirá a contratação de 33 novos agentes fiscais de trânsito.

O secretário alerta para esta fase da fiscalização e controle do estacionamento rotativo, e solicita a colaboração dos motoristas, considerando que a preservação dos espaços nas áreas demarcadas contribuirá para a rotatividade e melhor uso dos passo-fundenses e visitantes da cidade.

Para facilitar aos condutores de veículos estão sendo ampliados os pontos de venda a dos cartões para uso no estacionamento pago. Também será desenvolvido trabalho da prefeitura para prosseguir nos esclarecimentos à população.


Observação: Para contatos e maiores detalhes com o secretário Zé Eurides: celular 99834141, telefone convencional - 3316.7200.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 17 de maio de 2006.