Audiência pública debate transporte coletivo urbano

Audiência pública debate transporte coletivo urbano

A Secretaria do Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança – STMUS coordenará, nesta quinta-feira, a audiência pública para tratar sobre o transporte coletivo urbano, tema que inclui a questão da nova tarifa. O secretário Adelar Aguiar registra que esta atividade conclui a o roteiro de debates em torno do cálculo das tarifas do transporte coletivo urbano de Passo Fundo. Toda população está convidada para a reunião desta quinta-feira, às 18 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. A discussão não está limitada somente à majoração, “mas ao transporte coletivo urbano, como um todo”, observa o secretário Adelar Aguiar.

Nesta  etapa que compete à Secretaria de Transporte, a  audiência pública será a atividade externa que conclui o processo de levantamento de dados, cálculos e opiniões sobre o aumento da passagem. Após o debate público, com registro resumido sobre as questões levantadas, e resumo da sistemática de cálculos da passagem, o processo será entregue ao prefeito Airton Dipp, a  quem cabe deliberar sobre os resultados apurados pelo Conselho Municipal de Transporte.

 
Reunião na ACISA

Na  terça-feira, o secretário Adelar Aguiar  fez apresentação  dos cálculos sobre a tarifa  do transporte coletivo urbano de Passo Fundo, às lideranças  empresariais, especialmente da ACISA   e CDL. Expôs os dados que compõem a planilha adotada para a calcular os custos. Ouviu a ponderação dos  empresários quanto ao custo na passagem, gerado pela inclusão da meia tarifa e demais isentos, custo que é diluído no cálculo geral. Além disso, os empresários lembraram que a passagem pode encarecer devido à ampliação da meia passagem aos estudantes aos sábados e domingos. Ao final, embora as empresas concessionárias do transporte coletivo urbano, inclusive a Codepas, tenham apresentado  cálculo que aponta custos maiores, o debate na ACISA e CDL manifestou-se  de acordo com o índice apurado pela STMUS, para que a  tarifa não ultrapasse o custo de R$ 1,9465.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 4 de fevereiro de 2009.