A consulta vai permitir a universalização da participação, por meio de reuniões setoriais e via internet

A Prefeitura de Passo Fundo apresentou em coletiva para imprensa, na tarde desta quarta-feira (04), o modelo a ser utilizado na consulta pública que ouvirá a comunidade sobre o sistema de transporte coletivo urbano do município.
A licitação do transporte público será elaborada a partir do resultado desta consulta, que irá incorporar as reivindicações encaminhadas e submetê-las à avaliação técnica. A consulta vai permitir a universalização da participação, por meio de reuniões setoriais e via internet.
A consulta setorial que acontecerá de outubro a janeiro de 2014, será dividida em quatro eixos: Classe Estudantil, com a participação dos estudantes, através dos DCEs, Grêmios Estudantis e União Passo-fundense de Estudantes; Classe Empresarial, promovendo discussão nas entidades representativas como ACISA, CDL, Sincomércio, Sinduscon e outros; Classe Trabalhadora, por meio dos sindicatos e Movimento Comunitário com associações de moradores.
“A consulta pública é a primeira etapa da preparação para a licitação do transporte em nossa cidade. Queremos ouvir a comunidade, discutir e aperfeiçoar este importante processo que envolve a melhoria do serviço que será prestado pelas empresas de transporte em Passo fundo”, concluiu o prefeito Luciano Azevedo.
O prefeito ressaltou, ainda, a inovação da internet na consulta pública, para a participação da população que não esteja incluída ou não queira se manifestar através das reuniões setoriais. “Haverá uma página onde o cidadão terá acesso a um formulário e, de forma organizada, poderá se manifestar”, explicou.
“A Prefeitura contratou uma empresa para realizar estudos de mobilidade urbana, e consequentemente. estes dados que serão apresentados poderão fazer parte de todo este processo de licitação do transporte público”, acrescentou o vice prefeito, Juliano Roso.
A intenção da administração municipal também é de realizar, de outubro a janeiro de 2014, no mínimo cinco audiências públicas regionalizadas dentro do município (Grande São José/Petrópolis, São Cristovão,Vera Cruz e Boqueirão e região do Centro).
Após a finalização e apresentação dos dados da consulta pública, será iniciada a elaboração técnica do termo de referência.