Equipamentos de fiscalização começam a funcionar dia 5 de outubro

Os equipamentos de fiscalização, instalados no trânsito de Passo Fundo, entram oficialmente em funcionamento a partir da zero hora do dia 5 de outubro. Após a aferição realizada pelo Inmetro, todas as lombadas eletrônicas e equipamentos de controle de velocidade e fiscalização dos semáforos estão aptos a iniciar o período de autuações.




Os equipamentos de fiscalização, instalados no trânsito de Passo Fundo, entram oficialmente em funcionamento a partir da zero hora do dia 5 de outubro. Após a aferição realizada pelo Inmetro, todas as lombadas eletrônicas e equipamentos de controle de velocidade e fiscalização dos semáforos estão aptos a iniciar o período de autuações. A sinalização necessária para informar os condutores de veículos e pedestres já foi  instalada. As lombadas eletrônicas tiveram velocidade máxima permitida padronizadas em 40 km/h. Nos semáforos, vale a velocidade máxima permitida na via ( 60 km/h ou 40 km/h).
Para o prefeito Airton Dipp, o funcionamento dos equipamentos de fiscalização vai trazer mais segurança para motoristas e pedestres. “Obedecendo a sinalização e a velocidade permitida, o motorista não recebe multa e ainda preserva a sua vida e a vida das pessoas que circulam pela cidade”, destacou. Dados da Kopp, empresa responsável pela instalação dos equipamentos em Passo Fundo demonstram que,  neste período de quase 4 meses, em que as lombadas e semáforos foram sendo instalados e ficaram funcionando para testes, já se observou uma redução de mais de 30% na velocidade média praticada nas vias urbanas. Conforme o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Adelar Aguiar, uma demonstração de que os motoristas já estão atentos a sistemática do trânsito. “ O que mais queremos é reduzir acidentes e preservar vidas. Com a conscientização dos motoristas vamos obter estes resultados”, completou.
Os controladores instalados junto às sinaleiras vão fiscalizar excesso de velocidade, invasão de faixa de segurança e avanço de sinal vermelho. As lombadas controlam unicamente a velocidade de tráfego do veículo. Da meia noite às 6h, as sinaleiras funcionarão em amarelo piscante, autuando somente excesso de velocidade. As penalidades para quem cometer infrações podem variar de R$ 85,00 a R$ 574,00.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 24 de setembro de 2009.