Blitze educativa acontece todo o mês de maio
A prefeitura municipal, através da secretaria de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança e parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), realiza blitze educativas. Nesta sexta-feira a abordagem de veículos ocorreu na Avenida Brasil, entre o Bourbon e o trevo do bairro São José. O objetivo das ações é orientar os motoristas do risco da alta velocidade no trânsito.
As blitze educativas estarão acontecendo durante todo o mês de maio, em vários pontos da cidade, com o uso de um radar portátil de controle de velocidade. Os condutores abordados serão cadastrados e terão seus documentos e equipamentos do carro verificados. Condutores sem habilitação, com a carteira vencida ou com o IPVA atrasado, serão autuados, porém os motoristas que forem abordados e apresentarem somente problemas de infração de velocidade ou de falta de equipamentos nos veículos, serão orientados pelos agentes fiscais de trânsito.
“A mudança no comportamento dos condutores seria a solução para diminuir os riscos no trânsito, mas, mesmo que tivéssemos maior efetivo de agentes fiscais nas ruas, sem a conscientização de cada condutor não há como mudar esta situação da alta velocidade”, comenta coordenador do núcleo dos Agentes Fiscais de Trânsito, Antônio Dengo. Entre as infrações mais comuns está a falta do uso de cinto segurança, completa.
A partir do mês de junho inicia a blitz efetiva e o condutor que não cumprir com o limite de velocidade na avenida, por exemplo, será autuado. Somente na semana passada, 53 veículos foram abordados por estarem acima da velocidade permitida.
Motoristas são abordados e orientados
Foto: Michelle de Oliveira