Reunião discute aumento na tarifa dos coletivos urbanos
Ainda não foi definido o reajuste pedido pelas empresas concessionárias do transporte coletivo em Passo Fundo. No dia ( 06/04), foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Transportes, que começou a analisar as reivindicações. Ainda não há data prevista para uma definição.
A reunião foi realizada no final da tarde, na Secretaria dos Serviços Urbanos, começando com a escolha do secretário José Eurides de Moraes para a presidência do Conselho Municipal de Transportes. O órgão consultivo é integrado por representantes da prefeitura municipal Acisa, Brigada Militar, Diretório Central de Estudantes, Uampaf e Associação dos Engenheiros e Arquitetos.
Em seguida os conselheiros receberam as planilhas com custos e valores sugeridos pelas três empresas que operam no município. Como foi a primeira análise, nenhuma conclusão foi apontada no encontro. Entre as sugestões está a de que o Centro Regional de Economia da UPF, analise as planilhas para depois o conselho tomar uma posição. O secretário José Eurides fará uma consulta à Procuradoria Geral do Município para saber se essas planilhas podem ou não ser remetidas à universidade.
Depois de auditar todas as situações que envolvem as empresas, como custos, índice de passageiros por quilômetro rodado, entre outros, a secretaria dos Serviços Urbanos apontou uma tarifa de R$ 1,71. Mas isso só será definido após uma nova reunião do conselho, que deve encaminhar a sugestão ao prefeito Airton Dipp, que pode conceder ou não o aumento pedido. “Nada ainda está definido e a questão ainda pode demorar”, afirmou o secretário José Eurides,. A nova reunião do conselho ainda não tem data marcada para acontecer.
Discussão recém está iniciando.