SMSU e SME desenvolvem parceria
Segunda-feira, dia 16, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), através da Divisão de Trânsito, iniciou um curso para professores das escolas municipais e agentes de trânsito, proporcionando ao menos, até o fim da semana, aulas educacionais sobre trânsito.
Ministrado pelo técnico na área de segurança de trânsito, trabalho e transporte, Gesni Ferreira da Silva, o curso tem por objetivo a ampliação do conhecimento do professor na área de educação de trânsito. Com isso ele, poderá desenvolver na escola novas práticas educacionais. O objetivo da iniciativa é que o aluno saiba discernir o que é certo e errado no trânsito, levando a aprendizagem também para os pais.
Para o secretário municipal de serviços urbanos, José Eurides, o trânsito é calcado em um tripé: engenharia, fiscalização e educação. Por isso, o projeto é em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Sendo assim, os professores presentes no curso, segundo José Eurides, “serão os disseminadores nas escolas, levando o conhecimento aos alunos e à comunidade escolar. Nós todos temos um compromisso juntamente com o prefeito Airton Dipp em reduzir os acidentes, tornando a sociedade mais sadia”.
Em sua aula, Gesni, que é ligado à área de trânsito e transporte desde 1967, contou que pelo fato de acharem que sabem tudo de direção, os adultos são o grande problema e não alguns jovens inconseqüentes, como muitos pensam. Para Gesni, a facilidade das pessoas de se comunicarem leva-os facilmente à mentira, sendo geralmente citadas desculpas esfarrapadas para justificar falhas cometidas no trânsito. Também conversou com os professores sobre fatores culturais. “Para muitos, a culpa é de nossa cultura, mas ela não nasceu assim, foi fabricada. Um país que pretende entrar no 1º mundo não pode pensar dessa maneira”, ressaltou o ex-policial rodoviário Gesni.
Até o fim da semana, Gesni irá trabalhar temas variados com os professores: o surdo e o cego no trânsito, educação de trânsito no Brasil, leitura e interpretação das placas de trânsito, dinâmica de circulação de trânsito, entre outros. Também se fez presente durante o curso, o diretor da Divisão de Trânsito, Renato Lângaro, o qual ressaltou a importância do curso para as comunidades escolares.
Os maiores responsáveis por acidentes no trânsito, são homens dos 36 aos 40 anos.