Animais na pista serão apreendidos

Animais na pista serão apreendidos

Devido ao excessivo número de acidentes envolvendo animais de grande porte, soltos nas perimetrais, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), está implantando o serviço de laçamento e apreensão de animais.

De acordo com o secretário José Eurides de Moraes (PSB), a Secretaria já contratou um laçador profissional para a realização do serviço. A ele cabe a tarefa de, após laçar o animal, efetuar o trabalho pedagógico que é procurar o dono e explicar a ele do risco a integridade física de condutores e do próprio animal que anda solto em vias urbanas. Caso o fato se repita, então o animal será apreendido e ficará retido em área da Prefeitura Municipal com custo para o proprietário, de 10 a 50 Ufirs.

As multas estão classificadas como leve, média e grave. A multa leve, equivalente a 10 Ufirs, será aplicada quando o animal oferece pouco risco a população, como, por exemplo, circulando em ruas de bairros ou vilas. O risco médio está na circulação nas avenidas, como por exemplo, a Brasil. O animal apreendido nestas áreas, pela segunda vez, representará uma multa de 30 Ufirs ao proprietário. E o risco grave que se verifica na Br 285 e nas perimetrais, onde os veículos desenvolvem alta velocidade. A multa para o dono do animal, neste perímetro, será de 50 Ufirs.

Hoje cerca de três animais são enterrados por semana, acarretando desperdício de tempo, o deslocamento de retroescavadeira, o envolvimento de cinco funcionários, além do caminhão caçamba para o transporte do animal.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 15 de fevereiro de 2005.