SEHAB incentiva participação no Crédito Solidário
A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Habitação (SEHAB), vem, há algum tempo, incentivando a participação da população que ainda não possui a casa própria, a participar do programa Crédito Solidário, uma parceria do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, com a Administração Municipal, o qual disponibiliza até R$ 18 mil para a construção de moradias, e até R$ 10 mil para reformas, para pagamento em 20 anos a juro zero. “Para ter acesso aos recursos, a população precisa se organizar em grupos e ter uma entidade devidamente registrada, como associações de moradores, cooperativas, ONGs – Organizações Não-Governamentais -, sindicatos, entre outras, que venham a representar o respectivo grupo de interessados”, informa o secretário de Habitação, Rene Cecconello.
O Crédito Solidário ganhou fomento, na sua divulgação, há alguns meses, porque ainda era desconhecido da população passo-fundense. Sabedor do detalhe, o secretário Cecconello, com suas equipes, organizou todo um processo de divulgação do programa, e passou a se envolver na organização dos grupos para a construção da casas em terreno próprio, reforma e ampliação. O resultado do trabalho é que hoje a SEHAB já registra mais de 500 inscritos interessados no financiamento. Grupos formados nos bairros Vera Cruz, Lucas Araújo, Leonardo Ilha, Santa Marta, entre outros, até o fim do mês de julho deste ano, já haviam encaminhado o pedido de financiamento para ter acesso aos recursos do Crédito Solidário.
“A SEHAB está dando todo o apoio necessário para que grupos sejam formados, e, devidamente assessorados, nos encaminhamentos que o processo exige”, acrescenta Cecconello.