Falta de energia não impede reunião da SEHAB com a população
A Secretaria de Habitação (SEHAB), e cidadãos de diversos bairros e vilas de Passo Fundo se reuniram na noite da terça-feira, 26 de junho, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, para a primeira reunião visando o encaminhamento de cooperativas habitacionais, visando a conquista, pela população mais humilde, do tão sonhado terreno e da tão sonhada casa própria. Mesmo com a falta de energia, minutos após o início da reunião, não houve impedimento para o prosseguimento do encontro, que reuniu mais de 60 pessoas. “Nesta questão existem dois passos, só, a serem dados: o primeiro é a formação da cooperativa, com um mínimo de 20 pessoas; o segundo é o depósito, mensal, dos valores, por cada família, a ser definido pelos cooperados. Decorrido um período, a cooperativa pode adquirir o terreno e buscar o financiamento da casa própria. A forma já vem dando certo em alguns municípios do Estado”, detalhou o coordenador do departamento de Habitação, da Prefeitura Municipal de Veranópolis – onde a experiência é realidade positiva -, Ivânio Dickmann, convidado pela SEHAB para os esclarecimentos aos passo-fundenses.
Em Passo Fundo já existem três cooperativas em atividades, e que poderão, em pouco tempo, passar a vislumbrar terreno e casa para seus associados. Elas são a Cooperativa dos Metalúrgicos, a Cooperativa Habitacional Passo Fundo (COOHAPAF), e a Cooperativa Habitacional São José, que reúne os moradores do bairro de mesmo nome, além de outros próximos, como Petrópolis e Leonardo Ilha. Trabalhando em parceria com a SEHAB, estas cooperativas se reúnem, também, para ampliar os cooperados e repassar informações a respeito das cooperativas habitacionais aos interessados. A COOHAPAF, por exemplo, se reúne amanhã, quinta-feira, dia 28, às 19h e 30min, na sede do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), na antiga Prefeitura Municipal, na avenida Brasil, centro, e a São José se reúne no dia 07 de julho, às 14 horas, no salão da Igreja do Bairro.
“Estamos trabalhando numa parceria boa com estas cooperativas que já estão ativas. Na reunião de hoje, na Câmara, já fizemos um cadastro das pessoas interessadas em se organizar em cooperativas para buscar a sua casa própria. Este tipo de projeto está dando certo em outras localidades, portanto, temos certeza de que dará certo também aqui em Passo Fundo”, aposta o secretário René Cecconello, um dos grandes incentivadores da formação de cooperativas habitacionais no município, acrescentando que os interessados podem ter mais informações na própria SEHAB, em horário de expediente da Prefeitura Municipal. Os interessados não podem ser proprietários de terreno ou casa.
Cecconello: “A Secretaria está à disposição para todas as informações visando a formação dos grupos em cooperativas”
Dickmann: “Reunidos em cooperativas habitacionais, fica bem mais fácil a aquisição da casa própria, sanando um dos grandes problemas do brasileiro”
SEHAB reuniu mais de 60 pessoas no Plenário da Câmara de Vereadores
Fotos: Mario Quadros