Prefeito empossa membros do Conselho de Habitação
O prefeito municipal de Passo Fundo, Airton Dipp, na presença do promotor Gilson Borguedulff Medeiros, da Promotoria de Justiça Substituto, empossou, em seu Gabinete, hoje à tarde (sexta-feira), 18, os integrantes do Conselho Municipal de Habitação e Bem Estar Social.
O ato se deu, após a análise pelo chefe do Executivo dos nomes indicados, a fim de viabilizar as atividades do Conselho, tendo em vista a solução do inquérito civil que apurou irregularidades na sua composição, pelo Ministério Público, que homologou os procedimentos adotados pelo município, na garantia da sua legalidade, para a escolha dos novos membros do Conselho.
“Este é um setor que queremos investir mais, até porque, investir em habitação popular é um dever do gestor público. Temos que realizar parcerias, como com as instituições financeiras, para criar projetos para quem realmente necessita, que é a população de baixa renda do município”, enfatiza o prefeito Dipp, acrescentando que tais projetos, com o auxílio dos conselheiros na oportunidade empossados, devem buscar não somente recursos para unidades habitacionais, como um que está para ser assinada com a Caixa Econômica Federal (CEF), possivelmente na próxima semana, para a construção de duas unidades – Boqueirão e São Cristovão -, num total de 720 unidades para famílias com renda de 0 a 20 salários mínimos, mas também a construção de casas para famílias de baixa renda.
“Quero deixar claro que o Ministério Público está envolvido no processo para auxiliar, e não para atrapalhar. Acreditamos que quando se começa algo de forma acertada, se pode terminá-la da mesma forma. Assim, nós somos parceiros de todos os projetos que venham de encontro aos anseios da população”, disse o promotor Gilson Medeiros, ao dar conhecimento aos conselheiros de algumas de suas obrigações civis, uma vez no cargo.
“Temos que agradecer, tanto a atenção do promotor Gilson, como do prefeito, em endossar os nomes que foram indicados pelas entidades e instituições. Sabemos que o Conselho pode, e vai, desenvolver um bom trabalho pelo povo de Passo Fundo”, disse o secretário municipal da Habitação, Tadeu Karczeski, presente ao ato, quem coordenou a primeira reunião, naquela mesma oportunidade, do Conselho de Habitação.
O presidente do Conselho será escolhido na próxima reunião, que acontece na quinta-feira, 24.
Integram o Conselho Municipal de Habitação e Bem Estar Social de Passo Fundo representantes das Secretarias Municipais de Habitação; Obras e Viação; Planejamento; Câmara de Vereadores; União das Associações de Bairros de Passo Fundo; Organizações Comunitárias e Religiosas; Universidade de Passo Fundo (UPF); Entidade Patronal (ACISA); Sindicato dos Trabalhadores (Metalúrgicos); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA); Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Sindicato da Indústria, Construção Civil e Mobiliário.
Prefeito endossou os nomes indicados por dezenas de entidades e instituições, agora integrantes do Conselho de Habitação do Município.