Com solicitação da Prefeitura, RGE fornecerá postes de energia elétrica gratuitos

O município, que já foi contemplado em anos anteriores, será novamente incluído no Programa Eficiência Energética e terá mais de 90 famílias beneficiadas

A partir de uma solicitação da Prefeitura, a Rio Grande Energia (RGE) estenderá na cidade uma ação que já beneficiou 130 famílias com postes de energia elétrica gratuitos. O Município recebeu a confirmação de que mais de 90 domicílios de pessoas de baixa renda serão contemplados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE-RS).

O fornecimento gratuito de postes e de entrada de energia elétrica para famílias de baixa renda foi efetivado em diversas cidades gaúchas por meio do programa. De acordo com o secretário de Habitação, Paulo Caletti, Passo Fundo já recebeu a iniciativa nos anos de 2018 e 2019. “Conseguimos que a empresa desenvolvesse esse programa na nossa cidade, sendo que mais de 130 famílias foram beneficiadas naquele período, com uma economia, naquela época, de aproximadamente R$ 1.200,00 por família. Nos anos seguintes, solicitamos que a RGE retomasse esse programa. Reiteramos esse pedido no início de 2022 e, agora, recebemos contato informando que o nosso pedido foi acolhido e que o programa será retomado aqui”, relatou.

Conforme Caletti, 97 domicílios receberão a instalação. “A RGE já nos enviou uma lista com os domicílios por ela mapeados e identificados como possíveis beneficiários, a qual conferimos e já reencaminhamos. Na sequência, a empresa iniciará a instalação desses postes e entradas de luz”, afirmou.

Serão beneficiadas famílias, nos bairros Parque do Sol, Petrópolis, São Luiz Gonzaga, Jaboticabal, Donária, Planaltina, Zachia e Vila Xangrilá. O benefício abrange novas ligações e representará atualmente uma economia de cerca de R$ 1.700,00 para cada família. Depois da instalação, automaticamente, as residências terão direito à classificação como consumo de baixa renda durante seis meses, devendo apresentar uma cópia atualizada da folha resumo do Cadastro Único para permanecerem na modalidade.

Sobre o programa

O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, entre outras iniciativas. Então, a RGE mapeia esses moradores que não estejam ligados devidamente na rede e fornece todos os equipamentos necessários para a regularização: medidor, poste, ramal de ligação e outros componentes menores.

Desta forma, o fornecimento de energia elétrica para aquele novo cliente – e, por consequência, para a sua rua, bairro e cidade – traz mais segurança. Além disso, o morador passa a ter uma conta de luz em seu nome, que é um dos comprovantes de residência.