Evento discute sistema de adoção

Cerca de 80% das crianças que vivem nos abrigos mantidos pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo estão disponíveis para adoção. O dado da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, demonstra a realidade de crianças e adolescentes que precisam de uma nova família. A importância do tema motivou a realização do seminário “Adoção um Novo Nascimento”, que foi realizado nesta terça-feira na cidade.

Cerca de 80% das crianças que vivem nos abrigos mantidos pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo estão disponíveis para adoção. O dado da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, demonstra a realidade de crianças e adolescentes que precisam de uma nova família, onde possam crescer, receber valores e suporte para terem uma vida mais feliz. A importância do tema motivou a realização do seminário “Adoção um Novo Nascimento”, que foi realizado nesta terça-feira na cidade. O principal objetivo foi capacitar os profissionais que tratam deste tema, seja no judiciário, seja em instituições privadas ou públicas, para que tenham cada vez mais conhecimento e suporte para dar andamento nas questões relativas ao futuro destas crianças.
O secretário de Cidadania e Assistência Social, Adriano José da Silva, destacou que esse evento vem ao encontro dos anseios da comunidade de Passo Fundo e região.  “A adoção é um problema sério que precisa ser resolvido, mas temos que ter consciência da importância de um processo bem feito”, disse ele, destacando que como secretário ligado ao tema de assistência social, busca sempre o melhor para estas crianças. Atualmente Passo Fundo possui 3 casas de acolhimento institucional para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que permanecem em média 12 meses abrigados.
A responsável técnica do Projeto de Adoção do CEDEDICA, Liliane Saraiva, contou que o seminário é resultado de um projeto que foi aprovado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Governo Federal. Ela frisou que a entidade, como centro de defesa, se associou a esta idéia para realizar este projeto, apoiando com sua experiência na execução de eventos. O Cededica busca  garantir a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Já a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Passo Fundo, Ana Cristina Cirne, também ressaltou a importância desse tipo de encontro, para refletir e trocar experiências sobre o tema da adoção. Aproveitando o momento, o Juiz da Infância e Juventude de Passo Fundo, Dalmir Franklin de Oliveira Junior, frisou a importância de somar essas experiências, com o intuito de detectar o que pode ser melhorado e o que eventualmente pode estar equivocado.
Sobre a capacitação, a primeira explanação foi sob o tema “Visão Global do Interesse Superior da Criança”, com a doutora em Direito da Família, Sylvia Nabinger e com a especialista em Direito de Família e Juiz da Infância e Juventude de Porto Alegre, Estela Franco.
Logo após foi a vez da psicólogas Taís Cesca e Verônica Chaves, explanarem sobre: “As questões a cerca da Criança – O acolhimento institucional, a destituição do poder familiar, avaliação e preparação para adoção”. À tarde foram tratadas questões sobre candidatos à adoção e adoção internacional.
Esses encontros acontecerão em dez cidades do Rio Grande do Sul, sendo que Passo Fundo foi a primeira. O evento foi uma promoção do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo Ângelo (CEDEDICA), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e da OCSIP Acolher de Porto Alegre, com o apoio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 27 de abril de 2010.