Prefeitura lança Campanha do Agasalho

Também foram retomadas as atividades do Meu Inverno Mais Quentinho

O mês de maio iniciou com um pedido à comunidade: doe o que você usaria. Assim a Campanha do Agasalho 2018 foi lançada nessa quarta-feira (2), no Teatro Municipal Múcio de Castro. Organizada pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo, a iniciativa se estende até o dia 31 de julho. Junto a ação, também voltam as atividades do programa que leva os agasalhos da Campanha aos bairros da cidade para pessoas carentes e em situação de rua, o Meu Inverno Mais Quentinho.

Para o secretário da pasta, Wilson Lill, “a meta número um da assistência social é conquistar a construção de políticas públicas para melhorar a vida das pessoas. Mas, enquanto isso é feito, as pessoas que passam por necessidades precisam se vestir e se alimentar, assim entra a Campanha do Agasalho, uma oportunidade para que se faça a diferença na vida dessas pessoas com pequenos gestos”, disse o secretário, que ainda ressaltou que a meta de 2018 é ultrapassar o ano passado, quando foram arrecadadas 190 mil peças de agasalhos e uma tonelada de alimentos.

O vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, agradeceu os apoiadores e toda a equipe de trabalho que faz as doações chegarem aos mais necessitados. “Precisamos ajudar o outro e doar aquilo que usaríamos. Esse caminho, com certeza, irá despertar gestos de toda a população. É uma reflexão que fazemos e que muda a vida do outro”, observou.

A Campanha da Agasalho também é essencial para a manutenção do Programa Meu Inverno Mais Quentinho. O deputado estadual Juliano Roso acompanhou o ato e destacou a importância da ajuda de todos para mudar a realidade do outro. “É um momento de ser solidário. Colocamos nosso gabinete à disposição para ajudar na Campanha do Agasalho”, ponderou.

No fim do lançamento aconteceu uma entrega simbólica de agasalhos para o Lar da Vovô, uma das entidades parceiras, que todos os anos recebe ajuda pela Campanha do Agasalho.

O que pode ser doado?
Roupas e calçados para público infantil, juvenil e adulto, cobertores e alimentos, com atenção para agasalhos para crianças e idosos.

Quem é beneficiado?
São beneficiadas famílias cadastradas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de instituições e entidades parceiras da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Onde doar?
As doações são aceitas na sede da própria Secretaria e nos quatro Cras da cidade. Ainda, instituições parceiras irão aderir à Campanha, sendo identificadas com o cartaz oficial de divulgação.

Secretaria de Cidadania e Assistência Social
Rua Morom, 2022 – Centro
(54) 3312-3070
Horário de atendimento: 8h às 17h.

CRAS 01 Região Nordeste
BR 285 – Bairro São José (junto a Escola do Hoje)
(54) 3314-5899

CRAS 02 Região Noroeste
Rua Teixeira Soares, 51 – Bairro Vera Cruz
(54) 3312-8600

CRAS 03 Região Sudeste
Rua Delmar Sitone, 385 – Bairro Planaltina
(54) 3312-0043

CRAS 04 Região Sudoeste
Avenida Dona Sirlei, 276 – Bairro Professor Schisler
(54) 3312-6971

Onde buscar?
As roupas e alimentos recolhidos são distribuídos pela Central de Recebimento e Distribuição de Doações, onde é feita a triagem e separação das peças e alimentos para serem doados posteriormente. Conhecida também como a Sala de Roupas, o espaço passou por uma reforma para melhoria da qualidade do atendimento à população. Além da nova pintura, a sala ganhou novas prateleiras, o que possibilitou a melhor separação das roupas que ficam à disposição dos interessados. Cada pessoa pode acessar a sala uma vez por mês e escolher até 20 peças de roupas por vez.

Central de Recebimento e Distribuição de Doações
Rua Morom, 2019 – Centro
- Ao lado da Biblioteca Municipal, dentro do Espaço Roseli Doleski Pretto.
Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Meu Inverno Mais Quentinho: como funciona?
Pelo programa, os agasalhos são levados pelo veículo do Programa Bolsa Família/Cadastro Único para bairros distantes das sedes dos Cras, atendendo principalmente as pessoas mais carentes e em situação de rua. O serviço tem o acompanhamento de uma servidora para que sejam prestadas orientações e feitas atualizações e novos cadastros nos programas sociais em andamento.

(Foto: Alex Borgmann)



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 2 de maio de 2018.