Seminário aborda diálogo entre rede de proteção

Objetivo do evento é dialogar sobre a atuação da rede em suas especificidades

O processo de comunicação entre os diferentes setores da rede de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes será o tema do III Seminário Regional dos Serviços de Acolhimento – A Interlocução da Rede de Proteção na Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) da Prefeitura de Passo Fundo. O evento está marcado para o próximo dia 12 de setembro, a partir das 13h, no Auditório da Imed.

“O Seminário este ano vai trabalhar o diálogo necessário da rede de proteção na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente quando estão com direitos violados”, explica a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis. De acordo com ela, a horizontalidade do trabalho é o maior desafio, que é quando as instituições e órgãos que compõe a rede compreendem a singularidade do trabalho efetuado e também a importância da atuação coletiva na garantia dos direitos e na superação das fragilidades. “É preciso ainda compreender que a intervenção de todos é igualmente importante e que uma atuação articulada e integrada de todos os segmentos pode de fato contribuir para a efetiva proteção integral e potencializar ao máximo o que cada segmento pode oferecer”, completa.

Além de falar sobre os serviços de acolhimento que são oferecidos, o seminário irá abordar assuntos que envolvem o trabalho de toda a rede de proteção e atuação das políticas públicas intersetoriais, sistema de garantia de direitos, entidades governamentais e não governamentais e sociedade civil, na proteção de crianças e adolescentes.

Com isso, o objetivo do evento é dialogar sobre a atuação da rede em suas especificidades, garantindo a proteção da criança e do adolescente como sujeito de direitos. O seminário pretende reunir trabalhadores das políticas públicas de assistência social, saúde, educação, habitação, Conselhos Tutelares, Poder Judiciário, Ministério Público, estudantes e interessados. As inscrições devem ser feitas através do site www.pmpf.rs.gov.br, no link disponível nos Destaques da página.

Programação
13h – Credenciamento

13h30 – Abertura

14h – Palestra com Murillo José Digiacomo, promotor da Procuradoria Geral do Estado do Paraná

15h30 – Painel de debates com coordenação Carina Tramontina Correa
Painelistas:

- Promotora Clarissa Ammélia Simões Machado (Promotora da Infância e Juventude de Passo Fundo)
- Juiz Luis Carlos da Rosa (Juiz do Juizado Regional da Infância e Juventude – Santo Ângelo)

17h – Encerramento

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de agosto de 2017.