Encontro reúne atores e parceiros do serviço Família Acolhedora em Passo Fundo

Encontro reúne atores e parceiros do serviço Família Acolhedora em Passo Fundo

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (20) o primeiro encontro de atores e parceiros do Serviço Acolhimento em Família Acolhedora. Com a intenção de dialogar com a comunidade, especialmente com interessados em se tornar família acolhedora, o encontro tratou sobre o Sistema de Garantia de Direitos, com o objetivo de sensibilizar os participantes e informar sobre o funcionamento do serviço.

Saul Spinelli, secretário de Cidadania e Assistência Social do município, destacou a presença de representantes de Santo Ângelo, cidade que têm atualmente 15 famílias envolvidas no programa. “O município de Santo Ângelo nos traz uma importante experiência. Precisamos fazer com que as famílias conheçam o serviço que é novo em Passo Fundo. A ideia é levar a informação sobre o funcionamento aos quatro cantos da cidade”, frisou.

Dalmir Franklin de Oliveira Júnior, juíz da Infância e da Juventude, falou da importância do acolhimento. “Antes, as crianças que sofriam algum tipo de violação de direitos eram encaminhadas para abrigos. Hoje, existe o acolhimento, que pode ser institucional ou familiar. Estamos trabalhando nessa campanha para que as famílias se cadastrem para o serviço de família acolhedora. Precisamos sensibilizar a sociedade, pois estamos tratando de crianças e adolescentes que são o futuro do país”, declarou.

O juíz Luís Carlos Rosa, de Santo Ângelo, afirmou que o trabalho para o Serviço de Família Acolhedora não é fácil, mas é compensador. “No início, é preciso trabalhar a conscientização das famílias, existe um certo medo, resistência, mas no final os dois lados ganham. Esse serviço é fundamental para crianças e adolescentes. Depois do acolhimento, a mudança de comportamento é notória, em todos eles”, afirmou.

Hoje, cerca de 70 crianças e adolescentes estão institucionalizados em quatro abrigos do município.
Também participaram do evento psicólogos, assistentes sociais e integrantes do Serviço Família Acolhedora de Santo Ângelo.


Serviço Família Acolhedora

Lançado no ano passado pela Prefeitura de Passo Fundo, o Serviço Família Acolhedora envolve o acolhimento de crianças e adolescentes em famílias voluntárias. Passo Fundo foi o quinto município a aderir ao serviço no Estado, uma ferramenta fundamental para mudar o padrão instaurado de institucionalização na questão do acolhimento.

O objetivo do acolhimento é contribuir na superação da situação vivida pela criança ou adolescente, a fim de promover a reintegração social e garantir a convivência em ambiente familiar e comunitário. A intenção é abrir espaço aos cuidados promovidos pelas famílias acolhedoras, essenciais para formação do caráter e pertencimento social da criança e do adolescente que necessita ser retirado de seu lar de origem.

Outras informações sobre funcionamento e como participar do Serviço, podem ser obtidas pelo telefone da SEMCAS, (54) 3312-3070, ou pelo e-mail: familiaacolhedora@pmpf.rs.gov.br.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 20 de março de 2014.