Ícone

Secretaria de Esportes


Marta Schonhorst

Marta nasceu em Passo Fundo no ano de 1974, passando a estudar na capital do estado logo em seus primeiros anos.
Seu primeiro contato com a ginástica rítmica aconteceu aos 7 anos durante uma aula de educação física, sendo amor à primeira vista. Logo que descobriu sua paixão, Marta contou a seus familiares que “já sabia o que queria fazer”, recebendo total apoio e passando a treinar na Sogipa para desenvolver seu talento da melhor forma.
Disputou seu primeiro campeonato sul-americano logo aos 9 anos de idade.
Aos 13 anos Marta já era Campeã Brasileira Infanto-Juvenil de Ginástica Rítmica, recebendo destaque em reportagens da Folha de São Paulo. Em sua segunda aparição no mesmo jornal, já era Campeã Brasileira Juvenil e Campeã Sul-Americana Infanto-Juvenil. Na reportagem, Marta mostrava sua intensa rotina diária de treinamentos, 5 horas diárias e incontáveis repetições de cada exercício.
Ao longo de sua juventude, Marta teve que mudar de cidade algumas vezes em função de transferências no trabalho de seus familiares, morando em lugares como São Paulo e na Alemanha, fazendo com que sua performance fosse melhorada.
Em 1989 aos 15 anos, estreou no Campeonato Mundial na Iugoslávia e, em seu Mundial de 1991 conquistou sua vaga para os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.
Nos jogos olímpicos, com pouca estrutura, patrocínios e representando um esporte sem tradição no país, Marta conquistou um louvável 41º lugar na classificação final.
Marta é outra joia esportiva que nasceu em nossa cidade e ganhou os holofotes do mundo fazendo aquilo que sempre soube fazer, encantar a todos.

Algumas conquistas da carreira:
🏆 Campeã Sul-Americana Infanto-Juvenil;
🏆 Campeã Brasileira Juvenil;
🏆 Campeã Brasileira Infanto-Juvenil;
🥉 3º Lugar por equipes no Pan-Americano Juvenil de Porto Rico 1988;
🏆 Campeã como Coordenadora da equipe de Ginástica Rítmica do Brasil no Pan do Rio em 2007;
🎖️ Participação nos Jogos Pan-Americanos de Havana em 1991.

Atualmente Marta atua no setor empresarial, transformando seus conhecimentos vividos nos esporte de alta performance em grandes oportunidades de desenvolvimento e desempenho humano.

Siga