A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMADER), segue nesta semana com melhorias no interior do município. O programa inclui a pavimentação em 25 […]

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMADER), segue nesta semana com melhorias no interior do município. O programa inclui a pavimentação em 25 trechos críticos de estradas e a substituição de 10 pontes de madeira por estruturas de concreto.
Nesta segunda-feira (13), as equipes estão concentradas no distrito de Pulador, onde já foi realizada a imprimação, com a próxima etapa sendo a colocação da camada final de asfalto no trecho abaixo do cemitério. Em São Brás, os trabalhos acontecem nas proximidades da igreja local.
De acordo com o secretário da SMADER, João Antônio Bordin, a empresa responsável está aproveitando o clima seco para acelerar o andamento das obras. “Com os dias quentes e sem chuvas, conseguimos avançar rapidamente nas melhorias previstas na primeira etapa do programa, que atende 25 pontos críticos identificados. Além disso, seguimos atendendo as demandas diárias das comunidades, como a manutenção de estradas e acessos aos distritos,” explicou Bordin.
Nova ponte na Estrada do Trigo
A partir desta terça-feira (14), inicia a substituição da ponte de madeira na Estrada do Trigo por uma estrutura de concreto. Durante os serviços, a ponte permanecerá interditada pelos próximos 15 dias. A nova construção terá 16 metros de comprimento e 9 metros de largura e será equipada com galerias para aumentar a segurança.
“A antiga ponte já apresenta desgastes significativos, comprometendo tanto a segurança quanto a funcionalidade para a comunidade e os usuários. A nova estrutura será mais resistente e atenderá às necessidades de forma adequada,” destacou Bordin.
Primeira etapa da pavimentação no interior
A primeira fase do programa prevê a pavimentação de 12 quilômetros de estradas, com estrutura adaptada ao trânsito de caminhões e máquinas agrícolas. Além do asfalto, as intervenções incluem drenagem pluvial com tubulações específicas, construção de sarjetas, manutenção de estradas, edificação de novas pontes e instalação de sinalização de trânsito e localização.