Em reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, Passo Fundo reafirma o compromisso de ajuda ao RS

Encontro virtual teve a participação de prefeitos de todo o país com o objetivo de discutir ações de auxílio ao estado

O prefeito Pedro Almeida, participou, na manhã desta sexta-feira (17), de uma reunião virtual realizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (PNP) a fim de mobilizar o país na ajuda aos municípios gaúchos que estão sofrendo com as enchentes. Ao reafirmar o compromisso de Passo Fundo com o Rio Grande do Sul, Pedro destacou que o município já tem desempenhado uma atuação estratégica na logística e envio de doações às cidades que precisam e que está à disposição dos demais municípios que quiserem auxiliar.

“Passo Fundo é, talvez, a maior cidade do Rio Grande do Sul que não teve graves prejuízos em decorrência das enchentes. Temos condições e estrutura para atender e apoiar os municípios que precisam de ajuda e, com a Defesa Civil e o Governo do Estado, criamos aqui um centro de distribuição a fim de contribuir para que as doações do Brasil cheguem aos nossos irmãos. Estamos todos juntos em favor do Rio Grande do Sul”, enfatizou.

Municípios atingidos pelas chuvas e inundações estiveram presentes e destacaram a importância da união de esforços. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, descreveu o momento difícil vivido pela capital gaúcha, que terá grandes desafios, principalmente, nas áreas da habitação e da limpeza urbana, e agradeceu o apoio das prefeituras, entidades e sociedade com o suporte emergencial. “Cada dia aqui é um dia de superação. O Rio Grande do Sul, ao longo da sua história, contribuiu muito com o Brasil e, agora, precisa do Brasil, de tecnologia, de fundos. Somos um povo bravo, acolhedor, empreendedor e é com este espírito colaborativo que estamos”, disse.

Durante o encontro, foram discutidas maneiras legais de as prefeituras auxiliarem os municípios gaúchos. O objetivo é organizar a ajuda das cidades para atender de forma eficiente às necessidades que as pessoas e governos municipais estão enfrentando.

O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Edvaldo Nogueira, destacou a importância da solidariedade. “Todo o Brasil deve encarar esta tarefa de ajudar o Rio Grande do Sul. O grande desafio será a reconstrução, o futuro”, apontou.

Ao mesmo tempo em que se unem, conforme Nogueira, é importante que os municípios e estados cobrem do Governo Federal medidas que facilitem a ajuda. “O Governo Federal tem se empenhado, mas temos de pedir pela desburocratização, pois os recursos estão sendo enviados, mas os prefeitos têm dificuldades para acessar. Entre os encaminhamentos desta reunião, seguindo sugestões, estão a elaboração de um documento para enviar à presidência solicitando a desburocratização e mais recursos e uma audiência para reforçar esta posição”, avaliou.