Do aeroporto de Passo Fundo, são enviados mantimentos a municípios atingidos pelas chuvas

O Lauro Kortz é o maior aeroporto do estado em operação no momento. Prefeito Pedro reforça que o Município pode servir de alternativa ao Aeroporto de Porto Alegre, que teve os voos cancelados até o final do mês

O Aeroporto de Passo Fundo tem tido uma importância estratégica na ajuda aos municípios gaúchos afetados pelas chuvas. Com a união de empresários e voluntários, que colocaram à disposição aeronaves e helicópteros, daqui, estão saindo mantimentos indispensáveis para o atendimento emergencial de pessoas abrigadas, como alimentos, água, medicamentos e materiais de higiene.

Entre domingo e esta segunda-feira, mais de 30 voos foram realizados. Conforme o superintendente do aeroporto, Waldecy Rodrigues, o envio dos donativos é feito com orientações da Defesa Civil do Estado. “As doações vão para os municípios que têm logística para distribuição. Canoas e Santa Cruz estão entre as cidades que receberam”, afirmou.

Durante a manhã desta segunda-feira (06), o prefeito esteve no local para acompanhar a movimentação. Ele agradeceu a toda população e empresários de Passo Fundo que estão somando esforços para ajudar o Rio Grande do Sul neste que é um dos momentos mais difíceis vividos pelos gaúchos. “A Prefeitura e a Defesa Civil Municipal estão mobilizadas com as arrecadações no CTG Lalau Miranda e em contato com o Estado para organizar os envios. É muito importante termos o esforço coletivo para que as doações cheguem até quem precisa. Por isso, agradecemos aos empresários e voluntários que estão possibilitando este suporte”, disse.

Alternativa ao Aeroporto Salgado Filho

Além do apoio para o encaminhamento de mantimentos, o Lauro Kortz é o maior aeroporto do estado em operação no momento. Durante esta segunda-feira, o prefeito Pedro fez contato com companhias aéreas, Infraero e governo do Estado colocando Passo Fundo à disposição e sugerindo que o Aeroporto Lauro Kortz sirva de alternativa ao Aeroporto de Porto Alegre, que teve os voos suspensos até o final do mês. O prefeito enfatizou que o Município poderá dar apoio logístico para serviços do terminal e já está com uma equipe no local para auxiliar no que for necessário.

Um balanço divulgado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira mostra que mais de 850 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas, em 345 municípios. Para o prefeito, Passo Fundo toma uma posição fundamental de ajuda às cidades que tiveram mais prejuízos. “Estamos agindo de maneira organizada, prontos para auxiliar conforme a necessidade da Defesa Civil e do Governo do Estado”, pontuou.