Missão Suíça: alunos de Passo Fundo trocam experiências em centros de educação de Genebra

Estudantes visitaram duas instituições mantidas poder público e associações locais

No quarto dia de intercâmbio de conhecimento em Genebra, nesta quinta-feira (18), os alunos embaixadores de Passo Fundo trocaram experiências em duas instituições de ensino da cidade suíça. Em visita ao centro comunitário Maison du Quartier, os alunos conheceram mais detalhes da instituição que tem um papel fundamental no fortalecimento da comunidade e que acolhe pessoas de todas as idades e origens.

As atividades culturais, programas e serviços são desenvolvidas na Maison du Quartier por funcionários e voluntários. O grande objetivo, conforme destaca o diretor Thomas Schnyder, é acolher e promover a integração entre gerações e culturas. “A ideia é ter este espaço para que as pessoas possam se encontrar, discutir, aproveitar suas competências, além de integrar as pessoas do bairro, as diferentes gerações e quem mais precisa. A essência deste espaço diz que o coletivo é soberano”, afirmou. A instituição é mantida pela Prefeitura de Genebra e a coordenação é compartilhada entre seis associações locais.

Na Escola Chandieu, os alunos embaixadores conheceram a dinâmica e organização do sistema escolar suíço que tem na sua base os princípios do respeito, da diversidade e da inclusão. A instituição tem um currículo generalista para as crianças de até 12 anos e, a partir desta idade, os alunos podem escolher entre trajetórias focadas na aprendizagem de Exatas, Humanas ou Artes segundo sua preferência e desempenho escolar.

A coordenadora de inovações educacionais da Secretaria de Educação de Passo Fundo, Denize Cornelio da Luz, destaca a importância de os alunos embaixadores conhecerem mais sobre o sistema educacional de Genebra. “Essa troca de conhecimento é válida para que nós possamos qualificar ainda mais as atividades desenvolvidas na rede municipal e, ainda, para que nossos alunos conheçam a importância de se trabalhar de forma intersetorial, de fazer a união entre o público e o privado e pensar que outras oportunidades a gente pode criar e desenvolver”, enfatizou Denize.

Depois das visitas às instituições, os alunos conheceram o Jardim Botânico de Genebra, para uma experiência educacional. Fundado em 1817, o Jardim Botânico de Genebra abriga grande variedade de espécies de todo o mundo, incluindo plantas raras e ameaçadas de extinção.