23ª Mostra da Cultura Gaúcha

Oito mil pessoas participaram do evento nesse domingo (13)

A tarde ensolarada de domingo (13) foi palco da 23ª Mostra da Cultura Gaúcha de Passo Fundo, onde a representatividade trouxe para a Avenida Sete de Setembro cada uma das atividades do homem do campo e a sua importância como peão campeiro, o papel da mulher e a herança cultivada por todo Rio Grande do Sul.

A proposta dos Festejos Farroupilhas 2015 é evidenciar as expressões das atividades do campeirismo gaúcho, presente desde a formação das vacarias até os dias de hoje. “As entidades trabalharam muito para manter viva a nossa tradição e proporcionar uma Mostra que corresponde a altura da expectativa da comunidade”, destacou o prefeito Luciano Azevedo.

Para a moradora dos Centro, Aline Santos, “a mostra realmente surpreendeu e trouxe uma reflexão sobre a importância da nossa tradição”. A estrutura montada recebeu um público estimado em 8 mil pessoas, que prestigiaram o desfile das oito entidades tradicionalistas de Passo Fundo: o GTF Guapos da Agronomia, que apresentou o tema “A luta entre o homem e o cavalo”; o CGT Dom Luiz Felipe de Nadal, com “A música campeira”; o CTG Fagundes dos Reis, que apresentou “O laço do serviço ao lazer”; o Departamento Tradicionalista Clube Juvenil, com o tema “Afazeres domésticos; a Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz, com “O guasqueiro”; o CTG Moacyr da Motta Fortes, com o tema “No galpão”; o GCT Cavaleiro do Mercosul, que trouxe “A tosquia e o alambrado”; e o CTG Estância Nova,  que teve como tema “A ordenha”.

A coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, ressalta o trabalho em conjunto entre o Poder Público e as entidades. “O tema de 2015 para a Mostra desafiou nossas entidades, ainda mais pela precaução para com os equinos, devido a situação de cuidado com uma doença contagiosa. As entidades superaram este obstáculo e apresentaram um belíssimo espetáculo sobre a nossa cultura. A estrutura fantástica proporcionada pela Prefeitura mostra que estamos no caminho certo”, observou.

A divulgação dos vencedores e a entrega de premiação da 23ª Mostra da Cultura Gaúcha acontecerá no dia 20 de setembro, na Avenida Sete de Setembro, a partir das 16h.

Atualizado em 13 de setembro de 2015.