Arte urbana da escadaria do Espaço Cultural Roseli

Desde 2017 diversos espaços públicos chamam a atenção pelas cores e novas leituras da cidade

A parceria entre a Confraria das Artes e a Prefeitura de Passo Fundo continua. No último final de semana foi iniciada a recuperação dos espaços públicos que receberam intervenções artísticas. O primeiro local a receber nova pintura foi a escadaria do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. As tintas para o trabalho são disponibilizadas pela Secretaria de Cultura, além de doações.

A artista e coordenadora da Confraria das Artes, Lindiara Paz, destaca que a escadaria foi raspada e lavada antes de receber a nova pintura. “Tivemos sete voluntários para fazer essa recuperação. Até agosto queremos recuperar a escadaria da General Neto, ao lado do Clube Comercial. A Secretaria da Cultura também fornecerá novamente o material necessário para a recuperação do painel da praça da Mãe, do artista Tales Gonçalves Visentin, que foi pichado. A previsão é para que o restauro aconteça nos dias 2 e 3 de fevereiro, se não chover”. A ideia é seguir com a manutenção e a recuperação das obras dos demais espaços públicos da cidade.

Desde 2017 diversos espaços públicos chamam a atenção pelas cores e novas leituras possíveis da cidade. Além da escadaria do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, outros exemplos são as escadarias da Sete de Setembro e da General Neto. Mais ações foram realizadas na quadra da Praça Tochetto; na rua da Escola Padre Alcides, no bairro Victor Issler; na Escola Fredolino Chimango; na Escola Vovô Nelly; e no muro da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.

Intitulado Cidade Viva Arte Urbana, o projeto tem o objetivo de transformar espaços públicos da cidade e locais de convívio com arte, cultura e lazer. “Queremos estimular a relação das pessoas com esses espaços, fazer com que os cidadãos se envolvam nas transformações urbanas e valorizem a arte e o artista local”, explica Lindiara.

(Foto: Divulgação)

Atualizado em 21 de janeiro de 2019.