Programa Conhecendo Passo Fundo segue com passeios pela cidade até final do ano

A comunidade poderá participar do passeio sempre no último domingo de cada mês

Desde o seu lançamento, em agosto deste ano, o Programa Conhecendo Passo Fundo já levou mais de 2,2 mil pessoas em um passeio turístico e cultural, por pontos históricos da cidade. Devido à boa procura e aceitação da novidade pelos visitantes e moradores, a Prefeitura, responsável pelo programa, irá manter a realização dos passeios de ônibus até o final deste ano.

Agora, o Conhecendo Passo Fundo fará seu roteiro todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 14 horas, com grupos de alunos da rede municipal e do DATI. A comunidade poderá participar do passeio sempre no último domingo de cada mês, também às 14h. O próximo acontecerá no dia 29 de setembro.

A saída sempre acontece junto à Praça Tamandaré e os convites, que são gratuitos, devem ser retirados antecipadamente no Museu Histórico Regional, que fica na Avenida Brasil Oeste, 758. Caso ainda restem entradas, elas poderão ser retiradas no momento da partida do ônibus. “Devido à sua boa repercussão após a implantação na semana do município, e a boa aceitação pela comunidade, vamos estender este programa até o final do ano”, ressaltou o coordenador de Programas de Governo, Diorges Oliveira.

O roteiro de, aproximadamente, duas horas, tem início na Praça Tamandaré, ponto conhecido por ter dado origem à cidade, ao abrigar os primeiros moradores de Passo Fundo. Em seguida, passa em frente ao Chafariz da Mãe Preta e Casa Barão, seguindo em direção ao bairro Boqueirão e monumentos desta área da cidade. Em seguida, visita o distrito industrial Paulo Rossato. O ônibus retorna ao centro, passa em frente ao Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, Praça do Teixeirinha, Praça da Gare, Hotéis Glória e Nacional. A Praça Marechal Floriano também é visitada durante o trajeto, assim como a Igreja Metodista, Colégio Estadual Protásio Alves e Praça Armando Sbeghen, onde fica a Árvore das Letras e Largo da Literatura. Após passar pelo Rio Passo Fundo, o ônibus visita a Prefeitura e Praça Tochetto, e encerra o trajeto ao chegar, novamente, ao Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto.

Conforme ressalta o diretor da Funzoctur, Daniel Lé, muitas pessoas da comunidade têm procurado o ônibus para conhecerem melhor o lugar onde vivem. “O ônibus já levou pessoas que, por exemplo, vivem há mais de duas décadas na cidade e não a conhecia. Outros moradores já haviam passado pelos locais visitados pelo programa, mas não sabiam de sua história”, comentou o diretor.

Atualizado em 18 de setembro de 2013.