Festejos Farroupilhas iniciam no próximo final de semana

A movimentação dos tradicionalistas de Passo Fundo será intensa na cidade a partir do próximo final de semana, com o início da programação dos Festejos Farroupilhas. No sábado, 07, a partir das 19 horas, acontecerá a fusão do Fogo Simbólico, aceso no Altar da Pátria, com a Chama Crioula que, vinda da cidade de General Câmara, permanece acesa no rancho dos Cavaleiros do Planalto Médio. Após a fusão, é encerrada a Semana da Pátria e começam os Festejos Farroupilhas. A nova Chama Crioula de Passo Fundo, será levada até o Quartel do 3º RPMon., da Brigada Militar.

No dia 08 de setembro iniciam as rondas nos centros tradicionalistas da cidade, pelo CTG Osório Porto. Será servido café de chaleira, a partir das 8h30, no valor simbólico de R$ 3,00. No almoço, haverá prato típico, porco com abacaxi, e atividades culturais durante todo o dia. Nos dias seguintes, outras 14 entidades deverão realizar as rondas, que são abertas à comunidade. “Esperamos que todos venham visitar as entidades neste momento, que é de orgulho para todos os gaúchos. Assim, podemos manter vivas as nossas entidades, que dependem da participação da comunidade em suas atividades”, afirmou a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Gilda Galeazzi.

Dia 15 de setembro está marcada a 21ª Mostra da Cultura Gaúcha, a partir das 14h, na Avenida Sete de Setembro, junto à Gare. Neste dia, oito entidades tradicionalistas farão seus desfiles. O Desfile Farroupilha e Concurso de Cavalarias será feito no dia 20 de setembro, a partir das 9h, também na Sete de Setembro. O encerramento oficial da programação será neste mesmo dia, a partir das 18h, no CTG Tropel de Caudilhos, onde será feita a divulgação dos vencedores e entrega de premiação da Mostra da Cultura Gaúcha e Melhores Cavalarias. A promoção é da Prefeitura de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Brigada Militar e 7ª Coordenadoria Regional de Educação.

Com o tema “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, os festejos acontecerão na cidade até o dia 20 de setembro. “Relembrar os antepassados e seus feitos é um orgulho para todos os gaúchos, especialmente através da réplica das estâncias, hoje transformadas nos galpões dos CTGs”, declarou a coordenadora.

Atualizado em 5 de setembro de 2013.