Mais de 700 pessoas já passearam com ônibus do Programa Conhecendo Passo Fundo

Em apenas uma semana de atividade, o ônibus do Programa Conhecendo Passo Fundo, ação promovida pela Prefeitura, já levou mais de 700 pessoas em um roteiro turístico e cultural pela cidade. Conforme ressalta o diretor da Funzoctur, Daniel Lé, a novidade está sendo bem recebida pela comunidade, que procura o ônibus para conhecer melhor o local onde vive. “O ônibus já levou pessoas que, por exemplo, vivem há mais de duas décadas na cidade e não a conhecia. Outros moradores já haviam passado pelos locais visitados pelo programa, mas não sabiam de sua história”, comentou o diretor.

Além da comunidade em geral, alunos de escolas públicas e grupos do Dati já fizeram o passeio, que tem início na Praça Tamandaré, ponto conhecido por ter dado origem à cidade, ao abrigar os primeiros moradores de Passo Fundo. “Acho esta iniciativa do governo municipal muito importante. Por mais que os jovens estudem as origens e curiosidades a respeito da cidade, este passeio resgata o conhecimento. Além disso, em uma situação como esta, o aprendizado é melhor fixado”, afirmou a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Fagundes dos Reis, Taís Ribeiro. “Acho este passeio muito bom, especialmente para conhecer melhor aquilo que ainda não sabemos”, declarou a estudante Gabriela Guarnieri, de 16 anos, que andou no ônibus do Programa na tarde desta quinta-feira, 08.

O roteiro de, aproximadamente, duas horas, passa em frente ao Chafariz da Mãe Preta e Casa Barão, seguindo em direção ao bairro Boqueirão e monumentos desta área da cidade. Em seguida, visita o distrito industrial Paulo Rossato. O ônibus retorna ao centro, passa em frente ao Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, Praça do Teixeirinha, Praça da Gare, Hotéis Glória e Nacional. A Praça Marechal Floriano também é visitada durante o trajeto, assim como a Igreja Metodista, Colégio Estadual Protásio Alves e Praça Armando Sbeghen, onde fica a Árvore das Letras e Largo da Literatura. Após passar pelo Rio Passo Fundo, o ônibus visita a Prefeitura e Praça Tochetto, e encerra o trajeto ao chegar, novamente, ao Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto.

O ônibus faz duas viagens ao dia, uma pela parte da manhã e outra pela tarde. De segunda a sexta-feira, são levadas escolas e entidades. Nos sábados e domingos é a vez da comunidade local e dos turistas. Nos finais de semana, o primeiro horário de saída é às 9h, e o segundo horário é às 14h. O ônibus aguarda os passageiros estacionado em frente à Igreja Matriz Conceição, junto à Praça Tamandaré.

Os interessados devem reservar antecipadamente as viagens, retirando convites no Museu Histórico Regional, que fica na Avenida Brasil Oeste, 758 (telefone (54) 3316-8585/ 8586). Caso ainda restem entradas, elas poderão ser retiradas no momento da partida do ônibus.

Atualizado em 8 de agosto de 2013.