Lançada programação oficial dos Festejos Farroupilha 2013

Como parte da programação que celebra os 156 anos de Passo Fundo, foi lançada na noite de terça-feira, 06, a programação oficial dos Festejos Farroupilha 2013, no CTG Osório Porto. Com o tema “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, os festejos acontecerão na cidade entre os dias 08 a 20 de setembro, com rondas em todas as entidades tradicionalistas da cidade, além de atividades culturais. “Este lançamento é uma oportunidade de estarmos integrados com as comemorações do município, ressaltando a importância que o tradicionalismo tem para nossa cidade”, afirmou a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Gilda Galeazzi.

Presente no evento, o prefeito Luciano Azevedo destacou a relevância das atividades tradicionalistas para o município, e a constante atuação do Movimento Tradicionalista pela cultura e educação da comunidade.

Gilda ainda destacou que, agora, a ideia é trabalhar a mitologia regional gaúcha nas escolas e nos CTGs promovendo o teatro e produções de curtas metragens, que estimularão os jovens a produzirem muito mais sobre a identidade gaúcha, como as coreografias dos grupos de danças e os desfiles da Semana Farroupilha, lembrando da importância da letra e canto do Hino Riograndense.

Conforme a programação, no dia 17 de agosto acontece a solenidade de acendimento da Chama Crioula na cidade de General Câmara. Entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro será promovida a Taça Chama Crioula, no Parque de Rodeios da Roselândia, com solenidade de recepção da chama prevista para as 11h, do dia 01.

No dia 07 de setembro, haverá a retirada da centelha do fogo simbólico para fusão com a chama crioula, ao mesmo tempo em que acontece o encerramento da Semana da Pátria. Será às 18h, no Altar da Pátria do Parque da Gare. A abertura oficial dos Festejos Farroupilha será às 19h, no Quartel do 3º RPMon., da Brigada Militar. As rondas iniciarão no dia 08 de setembro, pelo CTG Osório Porto.

Dia 15 de setembro está marcada a 21ª Mostra da Cultura Gaúcha, a partir das 14h, na Avenida Sete de Setembro, junto à Gare. Neste dia, oito entidades tradicionalistas farão seus desfiles. O Desfile Farroupilha e Concurso de Cavalarias será feito no dia 20 de setembro, a partir das 9h, também na Sete de Setembro. O encerramento oficial da programação será neste mesmo dia, a partir das 18h, no CTG Tropel de Caudilhos, onde será feita a divulgação dos vencedores e entrega de premiação da Mostra da Cultura Gaúcha e Melhores Cavalarias.

A promoção é da Prefeitura de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Brigada Militar e 7ª Coordenadoria Regional de Educação.

Atualizado em 7 de agosto de 2013.