Funzoctur trabalha pelo fortalecimento do turismo local

O fortalecimento do turismo de Passo Fundo e região foi o objetivo da reunião do Fórum da Microrregião Cultura e Tradição, realizado esta semana na UPF  (Universidade de Passo Fundo), na Divisão de Extensão. O encontro reuniu alguns representantes dos municípios envolvidos, além de profissionais do ramo do turismo, como de hotéis e  campings. A Microrregião Cultura e Tradição é composta pelos municípios de Almirante Tamandará do Sul, Carazinho, Coxilha, Coqueiros do Sul, Ernestina, Mato Castelhano, Pontão, Passo Fundo, Ronda Alta, Rondinha, Sarandi, Sertão e Soledade.

Na pauta foram discutidas  ações que fazem parte do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo. Dentre os assuntos estavam a participação da microrregião na Fenafrango, com um estande para divulgar as potencialidades turísticas da região; a possível união da Microrregião Cultura e Tradição com a Microrregião Rota das Terras, formando assim uma Macrorregião; e o projeto do inventário da oferta turística, que no caso do município de Passo Fundo, está sendo elaborado pela Funzoctur (Fundação Zoobotânica  Cultural e de Turismo da Roselândia). Segundo o diretor presidente da Fundação, Alexandre Rodrigues, o inventário está sendo alimentado via internet,  e quando pronto, será encaminhado ao Ministério do Turismo para integrar o mapa turístico do Estado do Rio Grande do Sul.

A coordenadora do Fórum da Microrregião Cultura e Tradição, a educadora da UPF, Miriê Tedesco, ressaltou a importância para o município de Passo Fundo do inventário turístico que está sendo elaborado pela Funzoctur. Ela disse que temos que conhecer tudo o que acontece na nossa cidade na área do turismo, além de sabermos também das possibilidades turísticas. “Precisamos juntar tudo isso e fazer um produto turístico potencializado para a própria cidade. A grande importância é que o cidadão passofundense conheça esse lado do município”, disse ela. Miriê frisou que outro ponto positivo do inventário, são os subsídios que nele irão constar, possibilitando o desenvolvimento de projetos em parceria com os companheiros de Microrregião, além de despertar o interesse de investidores de fora. “Conhecendo nossas possibilidades locais podemos ter um olhar empreendedor. Com esse diagnóstico elaborado  vamos falar com propriedade e ter amparo nas ações que estão sendo projetadas.

As discussões

Miriê explicou que a existência dos fóruns regionais de turismo são uma determinação do Ministério do Turismo. No momento em que o Brasil foi mapeado turisticamente, os estados foram separados internamente em microrregiões. E cada micro tem seu Fórum de discussão.

Ela disse que está sendo buscado o fortalecimento do turismo em nossa microrregião, para colher os frutos que essa atividade está dando em outros municípios. “O turismo é um produto, ele pode ser inventado”, destacou ela. A professora usou o exemplo da cidade de Gramado, que foi “inventada”, transformada em produto turístico. “Nós temos uma região riquíssima e já somos reconhecidos por nossos eventos consagrados, pela forte rede hoteleira e por sermos rota de passagem internacional. Precisamos transformar isso num negócio, numa  cadeia produtiva”, concluiu.

Atualizado em 27 de março de 2009.