Ícone

Turismo


Religiosos

Confira os principais encontros movidos pela fé

Maria Elizabeth
Centenas de devotos de diversas regiões do Estado, e até mesmo do Uruguai, visitam diariamente o túmulo de  Maria Elizabeth de Oliveira, considerada santa pela crença popular. A visita ocorre no no cemitério Municipal  da vila Vera Cruz, onde o corpo da menina está sepultado.

Visitantes agradecem pelas graças alcançadas e depositam rosas vermelhas, as preferidas de Maria Elizabeth. A menina, que se tornaria conhecida por atender pedidos de seus fiéis, morreu atropelada em 1965, aos 14 anos. Antes da tragédia, ela já havia comentado sobre a própria morte, inclusive, escolhido a roupa que vestiria no dia do enterro, e o caixão onde seria sepultada. Disse aos pais, já falecidos, que passaria a festa de 15 anos no céu, e que seria uma rainha.

As graças atribuídas à Maria Elizabeth ganharam fama e atravessaram fronteiras. Um estudo realizado por uma aluna da Universidade de Passo Fundo, comprovou que a capela recebe mensalmente cerca de sete mil visitantes.

Romaria de Nossa Senhora Aparecida
Festejar e celebrar a padroeira do Brasil é tradição em Passo Fundo . Desde 1980 os fiéis participam da romaria em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a celebração, que começou com uma pequena procissão, hoje é considerada uma das maiores festas religiosas do Rio Grande do Sul.

Anualmente a Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne milhares de pessoas. De acordo com a Diocese de Passo Fundo, cerca de 130 mil romeiros participaram anualmente do encontro,que acontece sempre ao segundo domingo de outubro. Devido ao Santuário ser um marco de oração, e por receber peregrinos de todo país. 

Marcha para Jesus
Os evangélicos de Passo Fundo realizam no mês de de julho a Marcha para Jesus. Milhares de evangélicos percorrem as ruas de Passo Fundo mostrando o seu amor a Jesus. O grande momento de encontro e alegria que culmina em festa no parque da Gare. 


Festa do São Cristovão

A Festa de São Cristóvão em Passo Fundo reúne milhares de motoristas que seguem em procissão até a Igreja Matriz São Cristóvão, pedindo a proteção do Padroeiro. A procissão motorizada começa às 7h do bairro Boqueirão, seguindo pelas Avenidas Brasil, Sete de Setembro e Presidente Vargas até a chegada à Matriz São Cristóvão, onde é dada a bênção aos veículos. Muitos caminhoneiros chegam a cidade no dia anterior para participar da procissão.