Ícone

Informações Históricas

Pouso seguro em um secular caminho de indígenas, religiosos em catequese, bandeirantes e tropeiros, personagens onipresentes no cenário do Brasil Colonial, Passo Fundo originou-se no século XIX, entre os anos 1827 e 1827. Foi nesse período que Manoel José das Neves, o Cabo Neves, combatente provado em guerras fronteiriças, recebeu terras do governo provincial, cerca de 17.724 hectares, para implantar na região uma fazenda voltada à criação de gado.

Ao redor do cotidiano da família do Cabo Neves e seus escravos nasceria, depois, um povoado com algumas poucas moradias, uma capela católica e um cemitério. A trilha dos tropeiros, utilizada para o comércio de animais em São Paulo, alimentou os negócios na freguesia de Passo Fundo, atraindo novos residentes e forasteiros de passagem, que se somaram aos 370 habitantes ali agrupados em 1853.

A cidade emancipou-se em 1857 e já em 1898 estendia seus horizontes a partir da ligação ferroviária com Santa Maria. Nos próximos 12 anos, Passo Fundo também se conectaria com São Paulo pela via dos trilhos. Graças aos trens, o século XX encontraria o município em processo acelerado de urbanização e atividade econômica, que resultou na construção de hotéis, casas de comércio, hospitais, residências e indústrias. Em 1917, Passo Fundo enriquecia com as vendas de madeira, milho, banha, trigo, erva-mate, gado, feijão e outros produtos agropecuários e industrializados.

O tempo, passado ao presente, abriu as portas da História aos passo-fundenses, donos de força, sensibilidade, capacidade de inovar e de empreender. Sua influência econômica, política e cultural passou a abranger dezenas de outras localidades gaúchas e catarinenses, fortalecendo suas raízes comunitárias, laços de intercâmbio e de fraternidade.