Tiro de laço “Pai e Filho” é tradição em família no Rodeio de Passo Fundo

Tiro de laço “Pai e Filho” é tradição em família no Rodeio de Passo Fundo

Avô, pai e filho fazem parte de encontro peculiar de valor afetivo, nas tradições do Rio Grande, no tiro-de-laço. Assim definia o sentido da prova campeira tiro de laço “Pai e Filho”, o narrador do rodeio. Bem cedo, nesta sexta-feira, peões aqueciam as montarias para a disputa nas alçadas. A competição que iniciou às 9 horas, teve mais de 30 duplas inscritas.

O tradicionalista Nelson de Quadros, acompanhou seus três filhos, Leandro, Flávio e Ramiro, orgulhoso por ter transmitido a  arte de laçar e a lida do campo. Hoje ele é a referência nas andanças do piquete Rincão Campeiro, de Pontão. Tem sido um dos principais colaboradores nos 24 anos desde que se iniciaram as edições do Rodeio de Passo Fundo.

O veterano Cizenando, aos 71 anos, montou cedo para acompanhar a disputa do filho e do neto e disse que vai participar na “tiro de laço” novamente à tarde na categoria veteranos.

As armadas se sucedem rápidas levantando poeira na pista de provas do Rodeio, com o público que toma lugar na arquibancada, em rodadas de mate. Seu Afonso Silveira veio com a família, também de laçadores, para acompanhar o desempenho do guri, seu parente iniciante, nas alçadas. O sol apareceu de vez em quando, no lado sul de Passo Fundo, numa manhã nublada.
[caption id="attachment_1787" align="alignleft" width="360"]Peão esporeia o cavalo para pialar o boiFoto: CELESTINO MENEGHINI[/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 6 de fevereiro de 2009.