Entregues 20 casas nova na Bom Jesus
Na manhã de sábado (17) o prefeito Airton Dipp presidiu o ato de entrega de vinte casas populares a famílias de baixa renda do Bairro Bom Jesus. O projeto habitacional, acompanhado pela Secretaria de Habitação do Município, Movimento Nacional pela Moradia e Governo Federal, que repassou os recursos pela Caixa Federal objetiva a entrega de 100 residências, em alvenaria, com três quartos, sala, cozinha e banheiro. O prefeito Dipp salientou a importância do ato de entrega do primeiro lote de Casas e saudou o empenho conjunto entre o Movimento pela Moradia, o Governo Federal e a prefeitura, que representa o início do esforço para alcançar a meta de suprir a falta de moradias no município, uma das propostas prioritárias de governo. Avaliou como momento feliz que vem sendo possível vivenciar devido à cooperação entre o movimento que luta pela habitação aos menos favorecidos, na faixa de zero e três salários, completando um direito de cidadania. Afirmou que desde 2005 são perceptíveis e significativos os avanços em setores básicos do desenvolvimento social e econômico. “A implantação de políticas públicas de nossa administração, desde 2005 atuou com eficiência no combate ao desemprego, considerando que eram 20 mil desempregados, número reduzido drasticamente”, após investimento na compra de áreas para instalação de indústrias. Observa que a oferta de emprego trouxe a qualidade de vida, pela maior renda do trabalhador. Citou também a evolução concreta da cidade com investimentos em obras de saneamento. “Tudo isso, concluiu, resultou no aumento da circulação distributiva de renda e aumento considerável no orçamento da prefeitura, que aos poucos vai aumento recursos de renda própria, como mostra o orçamento municipal”.
Presentes ao ato, representante estadual do Movimento Nacional pela Moradia, Cristiano Schumacker o presidente regional, Julio César Gonçalves, o presidente do movimento habitacional cooperativo da Vila Bom Jesus, o secretário de Habitação do município Claudemir Daron e moradores da comunidade. Júlio Gonçalves destacou também a importante atuação do magistrado Luiz Cristiano Aires, que presidiu o julgamento da invasão da área pelos membros do momento.
Foram entregues as chaves para imediata ocupação das vinte primeiras casas de um total de cem residências. A obra total encontra-se bastante avançada, considerando que 71 casas já estão com as paredes levantadas. A entrega imediata das primeiras casas prontas ocorreu por decisão dos coordenadores após discussão que concluiu pela agilização da entrega deste primeiro lote residencial, com a finalidade de ampliar a segurança e defesa do patrimônio habitacional e depósitos do canteiro de obras.
A moradora Adréia Borges, trabalhadora de fábrica de artesanato, que tem dois filhos menores foi a primeira a receber as chaves, da casa número 34, e se mostrou feliz por morar numa residência nova e de boa qualidade.