Conferência elencou quinze prioridades
Cerca de trezentas pessoas, conforme dados da organização, acompanharam na noite de sexta-feira e todo o dia de sábado os debates referentes à 3ª Conferência Municipal da Cidade.
Na abertura do evento o prefeito Airton Dipp, falou da importância de se buscar o desenvolvimento urbano e a colaboração democrática dos moradores. A Conferência é o fórum adequado para se buscar o desenvolvimento urbano, política de geração de renda e emprego, mobilidade urbana, sistema de transporte urbano, é importante concentrar o foco na participação de cada um”, avaliou.
Para Dipp, é fundamental exigirmos uma política nacional que possa elaborar políticas que dêem retorno de tributos ao município. Por ser uma cidade de porte médio, Passo Fundo tem mais necessidades. As migrações são muito intensas, precisa mais políticas de desenvolvimento, saúde, educação. Precisamos apontar caminhos para melhorar, concluiu.
René Cecconello, coordenador da Conferência e secretário de Habitação destacou a oportunidade do evento, quando o município completa 150 anos. “Este é um momento importante para Passo Fundo ter um encontro consigo mesmo”, prosseguiu afirmando que dói olhar para dentro, mas Passo Fundo não é uma ilha, tem a ver com os problemas do estado e da região. Lembrou que as lideranças sociais, sindicais, todas têm o mesmo pensamento. “Temos que ter a sabedoria de nos unificar, estamos no mesmo barco, precisamos ir construindo acordos consensos. Revelou que cada vez mais se abre o diálogo entre o Executivo e o Legislativo, no sentido de avançar para uma colheita de coisas importantes. Durante a Conferência foram eleitos doze delegados para o evento que acontece em setembro em Porto Alegre. A conferência realizou-se através de trabalhos em grupos. Foram cinco grupos e, destes, foram escolhidas 15 prioridades. Entre as quais: conceder o apoio financeiro para construção de casas para pessoas de baixa renda e regularização fundiária de terrenos ocupados; implementar propostas para enfrentar a problemática Beira Trilho, construídas pelo Grupo de Trabalho Beira Trilho depois de ouvido os moradores; destinação de infraestrutura nos bairros para implementação de áreas destinadas a promoção de esporte, lazer e cultura; implantar o IPTU progressivo e outros mecanismos de fiscalização e arrecadação de tributos, entre outros.
Autoridades prestigiaram o evento
Foto: Rose Toledo