Seminário da Cidade debate as diretrizes do Plano

O evento faz parte do processo de revisão do Plano Diretor e se encerra neste sábado

Começou nesta quinta-feira (16) e se encerra no sábado (18) o Seminário da Cidade. O evento faz parte do processo de revisão do Plano Diretor. Ele é o encerramento das atividades da terceira etapa e tem como objetivo debater as diretrizes geradas até aqui e firmar um pacto coletivo das propostas consideradas prioritárias.

O primeiro encontro aconteceu na quinta-feira (16) à noite, quando ocorreu uma abertura e explanação sobre o funcionamento dos turnos do evento. Logo após, duas palestras serviram para nortear os debates e apresentar cases e instrumentos para o debate. A primeira delas foi com a professora Rosa Maria Locatelli Kalil, que é arquiteta urbanista com mestrado em Engenharia e doutorado em Arquitetura. O segundo momento foi com a professora Andréa Mussi, que é arquiteta e urbanista e doutora em Arquitetura.

Na sexta-feira (17) pela manhã foi o momento da apresentação realizada pelo Núcleo Técnico da Revisão do Plano Diretor, que explanou e apresentou uma série de diretrizes elaboradas com as contribuições da comunidade e que foram discutidas em grupos no período da tarde. Neste momento, todos os participantes puderam opinar sobre os temas tratados.

O Seminário, segundo a secretária do Planejamento, Ana Paula Wickert, possibilita a análise do que já foi feito. “É um momento importante para analisar todas as informações que foram recebidas pela comunidade, bem como as informações que o município já vem trabalhando há mais tempo, para dar o rumo correto desse novo Plano Diretor, para que cumpra com os objetivos de uma cidade mais sustentável, economicamente viável, mais justa, bem distribuída, com mobilidade urbana que atenda as necessidades contemporâneas”, salienta.

Programação de sábado
O sábado (18) será o último dia de atividades, começando os trabalhos às 9h. Nesta oportunidade será realizada a atividade chamada de Pacto Coletivo, que é o resultado dos debates realizados nos outros dias de Seminário da Cidade. O local para a atividade é a Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo.

(Fotos: Divulgação)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 17 de maio de 2019.