Cidade do Amanhã: alunos concluem trabalhos

Cerca de 350 alunos participaram do projeto e receberam certificados

Mais do que participar, incluir as crianças no processo de revisão do Plano Diretor. Esse foi o mote do projeto Cidade do Amanhã, realizado com estudantes dos 8 aos 10 anos de quatro escolas de Passo Fundo. Em dois momentos de trabalhos, eles reconheceram as necessidades, apresentaram propostas e avaliaram o que a cidade e os bairros em que moram precisam.

O projeto, que foi desenvolvido pela Secretaria do Planejamento da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente, começou com a publicação do edital para a inscrição das escolas interessadas. Nesta etapa, quatro instituições se inscreveram: Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, Colégio Notre Dame Menino Jesus, Escola Municipal de Ensino Fundamental Cohab Sechi e Escola St. Patrick.

Com o nome das escolas participantes, foram escolhidas as turmas de terceiros e quartos anos, em virtude da faixa etária requerida para a participação. Depois disso, foram iniciadas as atividades nas turmas. No primeiro momento, os alunos conheceram sobre a história de Passo Fundo, visualizaram e reconheceram parques, praças e locais estratégicos da cidade. Já na segunda atividade, foram desafiados a apresentar o que queriam para seus bairros, através do desenho de mapas e construção de maquetes.

“Tivemos a participação de quatro escolas e, cada uma delas, de um ponto diferente da cidade. Por isso, foi possível ter uma ideia de várias realidades”, comentou a secretária do Planejamento, Ana Paula Wickert. Ela lembrou ainda que essa foi uma ideia nova, nunca antes realizada em Passo Fundo. “Foi uma oportunidade inédita das crianças opinarem sobre o que querem para a cidade”, salientou.

A participação de crianças nesse processo ressaltou um ponto bastante defendido pela administração municipal, conforme lembrou o vice-prefeito João Pedro Nunes, que foi dar voz a quem faz parte da cidade como um todo. “Uma cidade é construída por pessoas e cuidar da cidade é cuidar das pessoas que fazem ela. A cidade é quem trabalha, quem estuda, quem convive diariamente nas ruas. E também é construída pelas crianças, que aqui têm garantida a sua participação e opinião”, destacou.

Com o encerramento de todas essas atividades, nesta terça-feira (5) foi o momento de finalizar o projeto. Reunidos no Auditório do Colégio Menino Jesus, os mais de 350 alunos participantes receberam das mãos da secretária Ana Paula, do secretário de Educação, Edemilson Brandão, do secretário de Transparência e Relações Institucionais, Édison Nunes, do vereador Alex Necker e do vice-prefeito João Pedro os certificados de participação.

Todos os pontos levantados com o projeto Cidade do Amanhã estarão contemplados no diagnóstico que está sendo elaborado no processo de revisão do Plano Diretor. As ideias, sugestões e críticas levantadas pelos estudantes farão parte da construção do plano que irá determinar como e para onde Passo Fundo vai caminhar nos próximos anos.

(Fotos: Glenda Vívian)

Atualizado em 5 de dezembro de 2017.