Prevenção do Coronavírus


O que você precisa saber

O que você precisa saber e fazer

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo Coronavírus. O agente do coronavírus foi descoberto no final de 2019 e provoca sintomas e sinais semelhantes aos da gripe ou resfriado. As principais medidas para conter a proliferação do vírus são baseadas na prevenção. Os pacientes e seus familiares são orientados por profissionais da saúde quanto às medidas de evitar contágio e tratamento.

Quais são os sintomas?

Tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.

Como é transmitido?

Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos; Gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se proteger?

Fonte: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19/

Onde buscar atendimento?

Se você ou algum dos seus familiares está com sintomas ou tem dúvidas sobre o Coronavírus, ligue para o serviço da Central de Teleatendimento pelos telefones (54) 3316-8595 ou (54) 9 9667 6279, disponível de segunda a sexta das 8 horas às 20 horas, Sábados e domingos das 9 às 19 horas.

Pessoas com idade superior a 60 anos ou com problemas de saúde como doença cardíaca, diabetes, hipertensão, tratamento de câncer, asma entre outros problemas crônicos devem buscar o atendimento presencial.

Unidades Básicas de Saúde e CAIS

Nessas unidades são atendidas as demandas espontâneas das pessoas com sintomas gripais e demais problemas de saúde. Após o atendimento da recepção o enfermeiro/a da unidade deve realizar a triagem e orientar sobre as condutas a serem adotadas ou encaminhamento para a consulta médica.

Cais Petrópolis

O Cais Petrópolis é o Centro de Triagem do Coronavírus. O espaço está funcionando para garantir o acesso dos pacientes com sintomas leves a moderados. Seu atendimento é das 7h as 22h de segunda a sexta e das 8h as 12h no sábado.

      Acesse aqui os endereços de todas as unidades de saúde de Passo Fundo

Hospital Beneficente Cesar Santos

Os atendimentos das pessoas com sintomas gripais são realizados nas 24h.

Hospital de Clínicas de Passo Fundo e Hospital São Vicente de Paulo

São os hospitais de referência para o atendimentos das pessoas com sintomas gripais de maior gravidade como febre alta e dificuldade respiratória.