Conscientização sobre cuidados individuais

Prefeitura promove ações nos bairros para reforçar cuidados individuais contra a Covid-19

Os cuidados individuais de prevenção da Covid-19 são conhecidos há mais de um ano: utilizar máscara sempre que for preciso sair de casa, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento social. Apesar de simples, eles deixaram de ser adotados por muitas pessoas.

Num momento em que os casos ativos da doença voltaram a subir, a Prefeitura de Passo Fundo tem implementado diferentes estratégias voltadas à conscientização individual.

Uma das ações conta com a participação de Carlos Tabajara e o personagem Nico Velho Gaúcho, que percorre a cidade em um carro de som para chamar a atenção das pessoas que estão nas ruas. Em tom descontraído, a população é alertada sobre a manutenção dos cuidados.

O prefeito Pedro Almeida destaca que o objetivo é que a mensagem chegue de forma direta e que envolva as pessoas. “Uma mudança no comportamento social depende do conhecimento que foi construído. Mas nós temos percebido que informação não tem sido suficiente e que as pessoas deixaram de se cuidar porque não sabem quanto tempo mais terão de executar essas medidas de prevenção”, avalia.

Tabajara comenta a iniciativa e fala da representatividade do seu Nico. “Está sendo muito especial participar de alguma forma ativa na campanha da Prefeitura pela prevenção da Covid 19. Temos trabalhado com humor e de maneira positiva, dentro de uma linguagem popular e gauchesca com o personagem Seu Nico, que é um velho gaúcho. Sendo assim, dialogamos com pessoas adultas e também com jovens”, enfatiza.

De acordo com o artista, é possível presenciar pessoas descumprindo as medidas nos locais públicos e assumindo nova conduta assim que recebem a intervenção. “Esperamos que, como as brincadeiras geralmente ficam associadas na memória a situações vividas, esse momento de interação seja útil e que sirva de incentivo aos cidadãos”, destaca.

A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, destaca a participação de artistas na comunicação com a população. ";;É um momento em que a cultura também se torna importante. Os artistas estão felizes por voltar a ter uma função que é da arte e do teatro: sensibilizar as pessoas. A Secretaria de Cultura também se sente participativa no processo de conscientização e de tentativa de que a população entenda que o vírus não foi embora";;, considera.

Agravamento da pandemia e a responsabilidade individual

Passo Fundo tem registrado o agravamento da pandemia, com alta nos casos ativos e internações hospitalares. No dia 10 de maio, eram 437 casos ativos. Nessa segunda-feira, o número estava em 954, o que representa um aumento de 118% em 15 dias.

De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, é hora de a população intensificar os cuidados individuais, que podem salvar vidas. “A Prefeitura, os hospitais e os profissionais da saúde estão fazendo o seu papel, mas precisamos do entendimento da população de que a situação da cidade está grave. Isso vai mudar com a vacinação e a participação de cada um. Por isso, fazemos mais um apelo: use máscara, use álcool gel, se cuide e cuide do outro”, disse.

Fotos: Diogo Zanatta

Atualizado em 25 de maio de 2021.