Prefeitura reforça importância da responsabilidade coletiva no enfrentamento do Coronavírus
“Não há mais como alguém alegar que não sabe como prevenir a transmissão e o contágio do vírus. Já estamos enfrentando esta pandemia há mais de um ano, então as orientações são de conhecimento geral da população”, afirma a secretária Municipal de Saúde, a médica infectologista Cristine Pilati, ao comentar a importância de as pessoas continuarem adotando as medidas individuais de higiene e proteção, como a utilização da máscara, o uso frequente do álcool em gel para a limpeza das mãos e a manutenção do distanciamento social.
Com o início da operacionalização do Plano Municipal de Imunização (PMI) contra a Covid-19, em janeiro, e as mudanças nas regras impostas pelo Estado nos modelos de distanciamento e controle da pandemia, o papel do indivíduo no combate ao Coronavírus tornou-se ainda mais acentuado. “Desde o registro do primeiro caso ativo no município, em março de 2020, até os mais recentes, fomos entendendo e construindo protocolos para permitir aquilo que o prefeito Pedro Almeida define como o equilíbrio entre a saúde e a economia. E, neste contexto, a responsabilidade precisa ser compartilhada. Cada pessoa precisa fazer a sua parte, se prevenindo e cuidando de si para que isso também se reflita no coletivo”, argumenta Cristine.
De janeiro até esta segunda-feira (14), mais de 77 mil pessoas foram vacinadas em primeira dose. O número representa um índice de 34% de cobertura vacinal no município. “A ampliação destes números sempre esteve na nossa pauta prioritária, porque entendemos que a vacina é a melhor maneira de sairmos com segurança da pandemia. Os esforços da nossa Administração se pautaram na busca ativa de remessas cada vez mais expressivas de imunizantes para atender a população. Hoje podemos dizer que um a cada três passo-fundenses recebeu a primeira dose contra a Covid-19”, declara o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.
No entanto, o prefeito faz um alerta sobre alguns cenários que tendem a se repetir quando as flexibilizações no funcionamento das atividades econômicas não são acompanhadas de medidas de prevenção e conscientização das pessoas. “Observamos que há períodos em que os casos crescem muito, tanto em volume quanto em velocidade e em necessidade de hospitalização. É o que ocorreu, por exemplo, em março e voltou a acontecer agora. Por isso, reforçamos que a prevenção é uma ferramenta que não deve ser ignorada. O cuidado individual e as ações coletivas devem andar juntas, porque os reflexos da falta de atenção com o uso da máscara e do álcool em gel, somadas às aglomerações, são sentidos por todos”, adverte Pedro.
Ambiente Seguro
Diante desta realidade, o Poder Público apresentou, em maio, a campanha ‘Ambiente Seguro’. Focada na distribuição de materiais gráficos acerca dos cuidados de prevenção contra a disseminação viral, a ação foi compartilhada pelas entidades representativas de classe e pela Força-Tarefa que atua no cumprimento dos decretos de enfrentamento e mitigação do vírus. “Entendemos que, apesar de ser de amplo conhecimento da população, os métodos de prevenção individuais precisam ser constantes reforçados. A campanha cumpre este papel, sobretudo porque os cartazes foram afixados em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados e outros estabelecimentos comerciais”, explica o prefeito de Passo Fundo.
Nos bairros com seu Nico
Para dialogar com as pessoas nas ruas, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, convidou o artista Carlinhos Tabajara, que interpreta o personagem gaudério Seu Nico. “O Carlinhos tem ido nos mini-mercados, bares, praças e paradas de ônibus para conversar com os moradores. De um jeito mais descontraído, levamos a informação para todas as regiões da cidade”, aponta Pedro, citando ainda que a revitalização da estátua do Teixeirinha, finalizada no início do mês de junho, foi comemorada com a produção de um audiovisual em que Tabajara faz uma paródia da música ‘Gaúcho de Passo Fundo’. “A arte e a cultura funcionam também como instrumentos para a conscientização”.
Em outra ação, promovida em diversas praças da cidade, artistas e músicos distribuíram máscaras e frascos de álcool em gel para a comunidade, em uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Precisamos do apoio e da colaboração de todos, pois com medidas individuais e ações coletivas vamos conseguindo trabalhar em equilíbrio entre a retomada do desenvolvimento econômico com a saúde pública”, resume o prefeito.