Debate: possível retomada das atividades

Prefeito, especialistas em saúde e empresários se reúnem, mas isolamento social está mantido

As medidas de isolamento social e de restrição das atividades econômicas seguirão em Passo Fundo e serão reavaliadas na próxima quarta-feira. Nesta manhã, o prefeito Luciano Azevedo discutiu o assunto com o Comitê de Orientação Emergencial (COE), criado para definir estratégias de enfrentamento do coronavírus em Passo Fundo.

Os representantes do Comitê concordaram que, antes de qualquer decisão sobre retomada ou não das atividades econômicas, é necessário aguardar dados como os resultados da primeira etapa da pesquisa desenvolvida sob a coordenação da Universidade Federal de Pelotas – que fez testes rápidos em cerca de 500 moradores de Passo Fundo no último final de semana – e, ainda, as novas definições que devem ser anunciadas pelo governador Eduardo Leite.

“Examinaremos na quarta-feira os dados técnicos disponíveis e seguiremos ouvindo profissionais médicos e instituições de saúde. Estamos buscando fazer o melhor possível”, observou o prefeito Luciano Azevedo. Participaram da reunião representantes das instituições de ensino que possuem Faculdade de Medicina, Conselho Municipal de Saúde, hospitais e entidades empresariais.

Uma preocupação ressaltada na reunião desta manhã envolve a necessidade de se manter o distanciamento social. A orientação dos especialistas é que as pessoas continuem evitando sair de casa, se possível, para conter a disseminação do vírus na cidade. Caso necessitem sair, que utilizem máscaras e tomem os cuidados necessários de higiene.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de abril de 2020.