Não há caso confirmado de coronavírus

Casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente a Vigilância Epidemiológica do município

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, esclarece que não há caso confirmado de coronavírus no município.

CASO SUSPEITO
-  Na quarta-feira (26) foi notificada uma suspeita de caso coronavírus. Uma mulher de 49 anos retornou de viagem da Europa com sintomas de gripe como calafrios, dor no corpo, dor de cabeça e tosse, quadro que iniciou ainda no dia 24. No dia seguinte, ocorreu febre, o que a levou buscar atendimento médico. Já foram coletadas amostras para exames. Todo material foi encaminhado para Porto Alegre, a fim de dar seguimento a investigação. Até os resultados ficarem prontos, a orientação é de permanecer em isolamento domiciliar. Nesta quinta-feira (27), a paciente se encontra bem e já sem febre.

ORIENTAÇÕES
A Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando há várias semanas, junto com hospitais, Coordenadoria de Saúde e Ministério da Saúde, em orientações sobre o coronavírus em pontos estratégicos da cidade. Da mesma forma, está sendo feito um trabalho preventivo pelas equipes da Saúde. A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que as pessoas tomem os cuidados necessários de prevenção.

SINTOMAS

Os sinais e sintomas podem ser febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo, podendo apresentar diarreia, tosse ou secreção nasal. A pessoa com o Coronavírus pode transmitir o vírus mesmo sem apresentar sintomas respiratórios. Dessa forma, após ser avaliado pela equipe de saúde e se não houver necessidade de internação hospitalar, o doente deve permanecer em casa enquanto estiver com os sintomas da doença, em ISOLAMENTO DOMICILIAR.

PREVENÇÃO
1 – Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos;
Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante à base de álcool 70%;
2 – Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
3 – Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
(Higiene e Etiqueta Respiratória);
4 – Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
5 – Evitar compartilhar chimarrão;
6 – Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que
apresentem sinais ou sintomas da doença.

Casos suspeitos comunicar imediatamente a Vigilância Epidemiológica do município (via telefone 3046.0164 ou 3046.0087) para discussão entre as vigilâncias municipais e estaduais seguindo o Protocolo do Ministério da Saúde.

Atualizado em 27 de fevereiro de 2020.